quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A REPUBLICA DA GUINÉ-BISSAU É UM PAÍS RICO EM DIVERSIDADE CULTURAL, COM UMA PARTICULARIDADE ÚNICA NO MUNDO


"Pelas Futuras Gerações e pela nossa! Da profundeza dos Tempos, aportamos à nossa Época!
 Trazemos a Sabedoria dos Antigos e do nosso Tempo! Não renegamos a nossa Cultura nem rejeitamos o contributo válido de qualquer outra! Compreendemos melhor o Passado e perspectivamos na medida justa o nosso Futuro Colectivo!
Com o presente Blogue, queremos dar o nosso contributo para uma reflexão isenta sobre o nosso País e a Sociedade que temos ou queremos ter. Não pretendemos ter o exclusivo da Verdade! Reflectimos sobre o que achamos de interesse comum, como contributo para o nosso processo de Desenvolvimento Colectivo, para o qual você está convidado a ter Opinião!
Essa reflexão é necessária para a afirmação e definição de uma Cidadania responsável e para a melhoria da qualidade da nossa Sociedade, determinante para o sucesso ou insucesso de qualquer processo de Desenvolvimento Humano. Um Povo sem Regra de Vida (em Família, na Escola, na Economia, na Política, etc) torna-se um estropício para o resto da Humanidade, a começar por si próprio.
A Vida dos Povos é comparável à uma Corrida de Estafeta em que cada Nova Geração deve fazer a Melhor Corrida possível de modo a Transmitir à Geração Seguinte o Testemunho da sua Competência Global em condições de alcançar a Vitória Final.
Venha connosco! Para o Futuro! Pelas Futuras Gerações que, sem culpa, irão sofrer pelos Erros que a nossa Geração está cometendo contra si própria, tornando-se causa remota do seu possível fracasso ou desconforto, quando já cá não estivermos!
 Nós estamos a bordo, buscando o rumo certo! Aceite o nosso convite!
 O caminho é longo e movediço! Mas é o caminho! Somos os INTELECTUAIS BALANTAS NA DIÁSPORA!"

Embora não aceite, nem concorde, com qualquer tipo de tratamento displicente, para com ninguém, os IBD's declara a sua tolerância em relação a qualquer pessoa que, perante um ato concreto reprovável, cometido por um indivíduo de Etnia Balanta, censure este, individualmente, como responsável pelo ato.

 Mas, também, declara, com toda a veemência, que não tolera qualquer tipo de generalização de atos individuais, com intenção de atingir, negativamente, toda a Etnia Balanta, no seu conjunto, a qual, como é sabido, se rege, segundo a Tradição, por princípios de respeitável dignidade e nobreza.

 Assim como respeitamos os outros e o seu Grupo Étnico, assim, também, queremos que os outros nos respeitem a nós, quer individualmente, quer enquanto Grupo Étnico, porque essa é a postura social que permite que a Paz reine, na sociedade Guineense, e em todo o País, como um bem precioso, essencial ao Desenvolvimento saudável da Guiné-Bissau.

 Exigir a reposição da Verdade, sempre que, por erro de um individuo, se verifique um facto público, que configure a imputação genérica de um ato individual como se fosse um erro do conjunto do Grupo Étnico.

A necessidade de repor a verdade deriva do facto de que o nosso País é composto por vários Grupos Étnicos, que merecem respeito por igual.

Se os Balantas não têm por hábito apontar o dedo acusador contra nenhuma Etnia, por erro cometido por qualquer indivíduo dessa mesma Etnia, é justo esperar que os indivíduos de outros Grupos Étnicos não apontem, também, o dedo, genericamente, contra a Etnia, mas apenas contra o indivíduo, que tenha praticado o ato censurável, seja ele Balanta ou de outro Grupo Étnico. 

 Todo o País sabe, e o Mundo também, que, por exigência da sua cultura tradicional, os Balantas nunca acusam, nem atacam ninguém, com leviandade, pois isso é visto como sinal de fraqueza  detestável, uma desonra e uma infâmia que deve ficar com quem o pratique.

 O nosso País deve funcionar, à base da legalidade e sentido ético, no respeito dos Valores fundamentais e dos bons Princípios sociais.

Para que estes Valores e Princípios se instalem no nosso País, de modo a influenciar, positivamente, a convivência normal dos seus Cidadãos e destes com qualquer Estrangeiro, que se encontre no País, os IBD's  deverão provocar o Povo Guineense, interpelando-o, para que não diga ou faça o que não deve.


Os IBD's devem incentivar o Povo Guineense, qualquer que seja a sua Etnia, para adotar boas práticas sociais, no relacionamento uns com os outros, para tornar a Sociedade Guineense cada vez melhor, no seu trato mútuo, sem ofensas de qualquer natureza, sem intenção maldosa, porque são os bons sentimentos de Cidadania que tornam a Sociedade melhor, abrindo o caminho para o seu Desenvolvimento Saudável, quer do ponto de vista humano, quer económico e político.

1 comentário :

  1. Rui Lopes Bento
    em diversidade isto é verdade! Há 42 anos estamos sempre à dizer o mesmo. Estamos à repentes, nunca passamos de classe. É sempre à mesmas conversas. À Guiné bissau tem petróleo, bauxite, agricultura água potável, e diversidades ambientais e o mar. De resto continuemos como repetentes nunca transitamos de classes. Até os miúdos que nascem nos países europeus transitam de classes, falam perfeitamente línguas estrangeiras.
    Os políticos da Guiné bissau, falam, falam, falam e o país continua numa reprovação, e não se desenvolve.
    Acho graça quando o presidente da república da Guiné bissau, diz que gostaria de ver os guineenses à criticá- lo e não dizer que está tudo bem. Mas, o presidente da república da Guiné bissau, sabe perfeitamente que o país está muito, muito mau, e, não consegue encontrar fórmula equacional, para dar respostas ao desenvolvimento do país. Recordo- me que este senhor foi ministro das finanças, aquando do desaparecimento dos 12 milhões de dólares do cofre do estado.
    E, a culpa morreu solteira, por não ter encontrado um bom marido. Até quando à nossa Guiné bissau irmãos? Terra Ranka não acredito!?.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.