sexta-feira, 5 de abril de 2013

FREHU-N-FLIF Nº 5: A principal causa de instabilidade política da Guiné-Bissau e conclusões

As Crianças são as flores da nossa luta
 A MÁ GOVERNAÇÃO 
E A ACÇÃO MILITAR DE 12 DE ABRIL
Pela análise feita no FREHU-N-FLIF 1,2,3,4, e por todos os factos referenciados, podemos concluir que foi a má governação do Governo deposto que está na origem da Acção Militar de 12 de Abril de 2012, a qual teve como objectivo devolver a Paz e Estabilidade ao Povo Guineense, afastando do País a Força Estrangeira, ilegalmente introduzida pelo então Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior.
A Acção Militar permitiu ainda alcançar outros objectivos mais importantes: 
 
Recuperou a Soberania Nacional sobre todo o Território da Guiné-Bissau;
Reconstituiu a credibilidade internacional do Pais e das suas Forças Armadas, manifesta no apoio expresso da CEDEAO (Comunidade Económica de Estados da África Ocidental), que tem por trás a bênção das maiores Potências Internacionais da América, Europa, Ásia e África, conhecedoras da realidade Guineense, pelo facto de ter conseguido realizar, com coragem e determinação, em circunstâncias extremamente desfavoráveis (no plano interno e externo), profundas alterações no quadro político, militar e de segurança da Guiné-Bissau, evitando um conflito armado, de consequências imprevisíveis, a instabilidade económica e social, que poderia ter emergido do conflito; 
Tudo isso sem derramamento do sangue Guineense ou de qualquer Cidadão Estrangeiro, sem hostilização de pessoa alguma ou grupo organizado, mas com elevação de princípios e bom senso na gestão da Coisa Pública;
Reconquistou o clima de Confiança social e política, que o País tinha perdido, há muitos anos, em consequência da guerrilha institucional, sustentada, de forma doentia, pelo Governo deposto, correndo seca-e-meca (Lisboa-Luanda-Praia-Paris-Maputo-São Tomé-Timor-Leste e Brasil), em busca de apoios, de ajuda estrangeira para os seus desígnios inconfessáveis;
Ao mesmo tempo que ia conspirando, internamente, contra as Forças Armadas Nacionais (sob o pretexto da falsa Reforma dos Quadros Militares, que toda a gente sabia que era meio-caminho para a morte clandestina das suas principais figuras ou sob a insinuação maldosa de ligação ao narcotráfico, cujo efeito-ricochete acabaria, na verdade, por atingir directamente as figuras gradas do Governo deposto),

Contra os Partidos da Oposição, contra o Pais real (o Povo Guineense, que só deseja Paz e Desenvolvimento) e contra adversários internos, no próprio Partido do Governo (PAIGC), cansados da corrupção e da ausência de Valores, cansados de violência e de mortes clandestinas, que permanecem sem explicação.
Tudo isso em busca do Poder Total, absoluto e sem controle de espécie alguma (nem do Parlamento, onde tem a maioria absoluta e deputados economicamente dependentes e venais, nem da Rua, onde tem uma Polícia de Segurança e de Estado, totalmente dependente e servil.
Porque será que ninguém mais pensa no regresso do Governo deposto, de má memória? 
Porque será que muita gente, dentro e fora do País, até acha que o melhor mesmo é buscar-se um consenso nacional, entre os Partidos da Coligação (que compõem o Governo de Transição) e o Comando Militar, para a prorrogação do seu mandato, com aprovação da CEDEAO, por mais dois ou três anos, para aprofundamento das transformações, que o País precisa, para a erradicação definitiva das teias da corrupção e do servilismo, em que se enredou o PAIGC, durante anos e anos de má governação?
                                                      (até próxima edição)
PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!
Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Tema, neste blogue, no dia 13.04.2013.
Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!

7 comentários :

  1. Raios parta os políticos só sabem fazer m... tanto lá como cá.

    ResponderEliminar
  2. Abraham Santos Dias ....Não estou contra a denominação do vosso blog, ate certo ponto é uma forma de ser verdadeiro, toda via, vocês são livres de escolherem o nome que quiserem....Mas de um tempo para cá leio quase todas as vossas publicações.... MAS EU ACHO O NOME MAIS FELIZ QUE PODIA IR NA LINHA DAS VOSSAS PUBLICAÇÕES É "ADVOGADOS DOS GOLPISTAS" ....o que não quer dizer que vocês são a favor dos" golpes"...DIANTE KI KAMINHO...

    ResponderEliminar
  3. Kinhaue Nauana Quem não é contra, é a favor. Ninguém pensa por ninguém... As nossas lógicas são infinitamente diferentes. Sugestão é para quem pede. "Ninguém suja a imagem de uma consciência limpa". Seja diferente: Não derrube. Ajude a reabilitar.

    ResponderEliminar
  4. Abraham Santos Dias ... "quem não é contra é a favor " segundo a sua lógica, eu respeito mas não creio que seja assim, a nosso lógica pode ser diferente mas não digo" infinitivamente deferente" se acreditarmos no dialogo que tanto se "proclamam" para bem da nossa pátria amada... serei diferente se a minha consciência me mandar para ser.... , porem segunda a minha lógica "derrubar" estou longe disso, mas na verdade estou simplesmente a tentar mostrar as minhas" ideias" o que me caracteriza... diferença de opinião não deve ser motivo BRIGA.viva Guine-Bissau terra Sagrado...

    ResponderEliminar
  5. Kinhaue Nauana Abraham Santos Dias afirmou o seguinte: "Não estou contra a denominação do vosso blog", e foi nessa linha de pensamento que eu citei de que "quem não é contra, é a favor"... Ou estamos a favor ou estamos contra... Quando a nossa crítica for motivada por amor traz a paz a alma, caso contrário, traz contenda o que não é bom para uma convivência mútua entre irmãos da mesma NAÇÃO. Aceita-se sugestões, críticas... mas não as ofensas, insultos ou calúnias. Agora sugerir " Advogados dos Golpistas", não contribui para uma convivência mútua. Espero que pense numa outra sugestão eficiente e global para o enquadramento de todos os atores da Guiné-Bissau.

    ResponderEliminar
  6. Abraham Santos Dias ... obrigado pelo o seu esclarecimento... quando digo que não estou contra a denominação do vosso blog queria simplesmente dizer que respeito porque é uma forma de serem verdadeiros ou autênticos assumindo todas as consequências, mesmo sabendo que poderia ser algo de criticas boas ou não, eu enquanto homem culto que sou admiro essa "coragem" e autenticidade o que falta e muito na nossa terra (a VERDADE)...uma coisa eu tenho a certeza que a minha critica é motivado por amor a minha pátria...porem compreendo porque podes pensar que o nome" sugere" pode ser ofensas como muitas pessoas pensarem a respeito do nome do vosso blog... TUDO ISSO PORQUE ESTAMOS HABITUADOS A CHAMAR O BRANCO DE PRETO, OPRESSÃO POR DEMOCRACIA, BANDIDOS DE HERÓIS,MAL DE NORMAL, CRIMINOSOS DE SANTOS etc.. tudo com objectivo não insultar, de não caluniar, de não ofender.... na minha modesta opinião uma sociedade moderna não se pode evoluir se não obtemos pela "verdade" de chamar branco por branco .... estou depostos a sugerir outro nome e estarei sempre deposto em prol da minha pátria amada, mas para isso são INTELECTUAIS BALANTAS NA DIASPORA QUE TEM QUE CONVENCER-ME INTELECTUALMENTE através das suas publicações...porque não foi por acaso que cheguei a esta conclusão... foram os artigos publicadas, e que amanha as gerações vindouras terão acesso talvez poderão um dia concordar comigo porque todos sabem que o problema da guine não começou com o "golpe" ... mas querer chamar o golpe ou golpistas de bênção ... não tem nada a ver com" Balanta" nem de" intelectual"

    ResponderEliminar
  7. Intelectuais Balantas Na Diáspora Compatriota Abraham Santos Dias, grato pela sua opinião, mas gostaria lhe pedir se for possivel que lesse os primeiros artigos que anticede este artigo, com a mesma designação " frehu-n-flif 1,2,3 e 4. Lendo os artigos referidos cremos que poderá chegar a conclusão que nos estamos a falar de diagnostico geral que leva a Guiné - Bissau de golpe em golpe, apenas concluímos no frehu-n-flif 5 referindo o de 12 de Abril. Obrigado mais uma vez pela sua participação na reflexão.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.