sábado, 25 de maio de 2013

FREHU-N-FLIF Nº 11: RADIOGRAFIA DA CRISE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU

As Crianças são as flores da nossa luta
O problema da crise Guineense reside nos alguns veteranos do PAIGC, que nos escusamos de mencionar.

Eles estão aí, bem vivos, e outros, que já se encontram, no Mundo da Verdade, cuja conspiração do silêncio deixou um País pejado de problemas e uma herança difícil para a nossa geração e para as gerações futuras.

São pessoas com meia formação (?) ou sem nenhuma formação, que se tornaram motivo de vergonha para os seus próprios filhos e para um País que, por egoísmo insensato,  levaram à falência e ao descrédito total perante as Nações do Mundo.

Desde o Golpe de Estado, que depôs Luís Cabral, esse grupo minoritário começou e sem critério de atribuição da bolsa a mandar os seus filhos para o Estrangeiro, com o objectivo de irem estudar, mas poucos conseguiram terminar os respectivos Cursos.

Ainda assim, foi o suficiente para reforçarem o seu poder, para manter, durante quase 40 anos, todo um País e o seu Povo refém dos seus desmandos e da sua desmesurada incompetência.

A falência política e económica da Guiné-Bissau é o reflexo da sua própria incapacidade e falhanço geracional, tornando-se causa de desprestígio para o País e a sua gente, sem culpa no cartório.

Visto tratar-se de gente com baixo nível de preparação intelectual, moral e cívica, o reflexo das suas acções não só conduziram o Estado da Guiné-Bissau, em que sempre tiveram uma posição dominante (não apenas, na Administração Central, mas também, nas Regiões e Sectores, nas grandes Empresas, nas Instituições Internacionais, assim como nas Embaixadas e Consulados, em Países Estrangeiros), à situação de instabilidade persistente, em que sempre viveu, até à data, conspirando incessantemente para manter o seu poder tentacular, monopolista e exclusivista. 

Isso vê-se reflectido na posição que o País ocupa no Índice do desenvolvimento humano da Nações Unidas, que nos coloca sistematicamente na causa desse Relatório Internacional.

Como é que essa gente, que nos des(governado) pode dizer que tem experiência de alguma coisa? O nosso Povo sabe a que experiência eles se referem!

Mas não precisa desse género de Aves de Rapina que foram causa do seu empobrecimento colectivo e conduziram o País ao isolamento do resto do Mundo.

E, quando um Cidadão honesto da Guiné-Bissau consegue emigrar, fugindo às suas armadilhas e da dependência, vai deparar-se com eles, também, no Estrangeiro, no comando do bando de “Sub-Empreiteiros” Guineenses, que poluem o Mundo do Trabalho, em Portugal, França e Espanha, dedicando-se à exploração impiedosa dos seus próprios concidadãos (compatriotas), em busca da riqueza fácil, sem responsabilidade cívica, nem moral, tornando-se causa de desgraças para centenas, senão milhares, de famílias carenciadas e desalentadas com a vida.

Deus nos livre e guarde para que não tornemos a ver, em nossas vidas, como Governo do País, as mesmas caras que levaram o nosso querido País à ruína e a um desprestígio humilhante, no contexto internacional.

A sua política recorrente conduziu, inexoravelmente, ao retrocesso e à uma abominável subserviência, em face do apelo sistemático que vêm fazendo, a vários níveis, no sentido da reocupação do nosso País por uma Força Militar Estrangeira, que, como se sabe, foi a causa determinante do Golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, numa ânsia frustrante do regresso a um passado de má memória.

E quem é o seu aliado? Alguém cujo Poder só foi possível, na sua própria terra, porque foi sustentado pela Força Militar das Nações Unidas contra a vontade do seu próprio Povo, que, na primeira oportunidade, lhe negou a oportunidade de um segundo mandato presidencial no seu próprio País.

Essa maquinação está em curso, actualmente, na Guiné-Bissau, onde já se encestou a primeira fase do seu plano, através da inclusão do PAIGC, no Governo de Transição, no qual passa a contar com a maioria dos seus membros, logo, com ampla capacidade para determinar e manipular os próximos passos conducentes à organização e ao controle do processo eleitoral a realizar-se, ainda este ano, na esperança de reconstituir o Governo País, a 12 de Abril de 2012.

Coisa inaudita, absolutamente impensável, porque se trata de reconstituição do mesmo processo de estratégia política, que vem mantendo o PAIGC, no Poder há longos e insuportáveis 40 anos de má governação.

Semelhante resultado só foi possível devido à forte coacção psicológica exercida sobre toda a sociedade guineense, pela forma como foi raptado o Almirante Bubu Na Tchuto, começando pelo próprio Governo de Transição, pelo Presidente de Transição, e, sobretudo, através da ostensiva manobra de intimidação sobre as Forças Armadas Nacionais, para as quais a única política do Representante das Nações Unidas (Dr. Ramos Horta) é “mandá-las construir estradas para ocuparem o corpo e a mente” (como dizia Dr. Ramos Horta, numa entrevista, em 19.01.2013, à uma Revista Portuguesa). Que desplante! Que despudor!

Nunca é demais lembrar que, por se terem oposto à política de incompetência antipatriótica, ilustres Filhos do Povo Braza (figuras exemplares de Cidadania e Civismo irrepreensíveis) foram vítimas de uma cilada ignominiosa e barbaramente assassinados, única e exclusivamente, com o intuito egoísta de consolidação do Poder político e económico em benefício exclusivo de uma minoria incompetente e sem escrúpulos, que ainda mantém, como refém, todo o Povo trabalhador da Guiné-Bissau, apropriando-se dos bens do Estado, promovendo, no aparelho do Estado, pessoas incompetentes, afectas ao PAIGC (agindo, na prática, como Partido único, sem qualquer tipo de controle, nomeadamente, parlamentar)!

A prioridade da política nacional deveria ser a reforma de toda essa gente inútil, de modo a podermos ver surgir, no aparelho do Estado, uma nova geração de líderes competentes. Só, dessa forma, a Guiné-Bissau logrará sair da situação em que se encontra, atualmente.

As instituições do Estado ainda não adquiriram a sua dignidade, no nosso País, dada a sua permeabilidade atual à manipulação por gente incompetente e incapaz de formular uma política credível, para um País como a Guiné-Bissau, já que, ao longo de quase 40 anos, as sucessivas lideranças políticas do País apenas tiveram o condão de se desviarem da linha orientadora do líder fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana: Amílcar Lopes Cabral.

O poder digno, atualmente, das ideias do líder fundador é o Poder Militar.

Por isso, ganhou a eleição o outro incompetente, de então, tendo visto a sua capacidade de destruição no que diz respeito a separação dos guineenses, dentro e fora dos Partidos, bonificando alguns elementos para melhor executar o seu plano.

Tendo desunido aquilo que Amílcar Cabral tinha conseguido unido, lanchou, a partir desse facto, uma grande campanha contra as gloriosas Forças Armadas Nacionais (as FARP”), seja a esse nível, seja ao nível da chamada, seja força de segurança e de defesa.

Mas como sabia o pretendido, com isso, decidiu, de uma forma gratuita, implantar no País uma força de ocupação vinda de Angola, sob a designação MISSANG, para executar o plano governamental, de então, que consistia em desmembrar a unidade nacional, promovendo o poder pessoal e premiando a ignorância e a incompetência.

Mesmo, depois de realizado e consolidado o Golpe de Estado, que pôs fim à política do Governo, baseada na alienação cultural e de bens que pertencem a todo o Povo Guineense, o responsável do Governo deposto continua, no exílio, com certas bolsas de resistência, na linha da politica anterior.

É chegado o momento dos próprios militantes do PAIGC, fazerem reforma interna, promovendo a formação, a competência e, por fim, levar à prática a realização de eleições e fazer a eleição para a Direcção do Partido pessoas com reconhecida competência técnica.

Assim, estaremos a falar de mudanças, rumo ao Desenvolvimento. Porque os veteranos do Partido em causa (PAIGC) só nos trouxe vergonha, subdesenvolvimento, mesmo para os seus próprios Filhos, tal como os Guineenses em geral....

 (até próxima edição)
PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!
Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Tema, neste blogue, no dia 08.06.2013.
Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!

14 comentários :

  1. Wilkinne Caro Valerio Soares Monteiro, antes de mais, um grande abraço entre irmãos.Com muito agrado para nós podermos responder a sua preocupação, cá estamos de propósito para deixar-lhe a vontade.

    Caro Irmão devia ter lido e reler todos artigos publicados por Intelectuais Balantas e se encontrar um onde diga que Os Balantas sejam Superiores aos restantes etnias como o Sr. insinuou então aí teríamos que assumir isso como falha.

    O senhor vai ver em Todos Blogs que andam por ai, o único que fala em Promover união na diferença, que fala insistentemente sobre o conceito da mestiçagem entre nossas etnias e entre elas com outras culturas, é neste blog.
    Nos Produzimos dois artigos se quiser pesquisar no nosso Blog, com o titulo de "unidade Nacional como deveria ser feita hoje, assinado por Cably. Estes artigo responde cabalmente a sua inquietação sobre o nosso Blog e demonstra claramente, que não falamos só da etnia Balantas mas sim da união dos valores étnicas de toda etnias.
    O Sr. saiba que a primeira coisa que queremos e que impulsionou-nos seguir este caminho, é basicamente a procura de Aglutinar culturalmente o que nos une entre etnias, para ter um substrato comum no meio da tantas diferenças(que é ao mesmo tempo a nossa principal riqueza). Em base isso, partir para Uma Unidade solida situado num SUBSTRATO HOMOGÉNEO e TRANSVERSAL A TODAS ETNIAS. Só com isso no nosso entender podemos conseguir uma UNIDADE sem preconceitos e Solido, baseado na nossa própria realidade, evitando Catastrófica Indefinição que temos seguido ate agora como um Mero Plagio Cultural cheio de tiques alienatório. Ora, nesta Tarefa, alguém tinha
    que começar, por isso assumir e deste propósito ir ao encontro e debates com outras etnias. Isto não pode ser Maquiavelice intendida como Superioridade da etnia Balanta sobre outras...
    Muito Obrigado disponha sempre.
    Espero ter ajudado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de expressar as minhas palavras por esta via à parabenizar os idealizadores do Blog pela contribuição na divulgação sobre a etnicidade da nossa cultura. Sou sempre apreciador deste blog e demais outros que estão em prol ao desenvolvimento cultural do País. A riqueza de um povo é a sua cultura, tenho esperança que juntaremos nessa corrente como BRAZA para fortalecer mais as nossas raízes. NDJANA BA MÉCÉ nha djintis di Guiné.

      Eliminar
  2. Valerio Soares Monteiro Queliusfonsecadjanquelopes Ora, bem meu senhor, o seu esclaricimento foi bem dito,mas, o importante é ter convicção e a responsabilidade no vosso blog, porque este insignia supra-citada,representa uma assustação moral no que refere uma etnia, se fosse a minha opinião daria outro designação deste famosa iniciativa dos quadros guineenses na diaspora; para terminar agradeço fortemente a sua alta estima de inovação ...

    ResponderEliminar
  3. Djoni Adolma de Carvalho balanta nunca foi um mao povo convivi com eles os amo e os respeito mas voces q estao na politica voces sao o veneno da vossa propria raxa seu peste

    ResponderEliminar
  4. Hailson Barai A minha pergunta é esta: Quando o País tinha sido Governado pelo Dr. K.Y. e os seus Ministros Balantas! Onde estiveram os seus Intelectos para Desenvolver a G.Bissau??? Alguns pensam ter boas notas na Universidades é o mais inteligente que outro! Fica bem claro, que ninguém é mais inteligente que outro. Somos todos Intelectuais da GBissau. Abraços

    ResponderEliminar
  5. Hailson Barai "O ASSUNTO SOBRE O GOLPE DE ESTADO NA G.BISSAU", PARA AQUELES QUE TIVERAM AINDA DÚVIDAS: Vou adiantar-se com alguns permenores concreto à este assunto:

    1 - O Golpe de Estado é condenável à nível Internacional.

    2- O General N'djai prestou cinco declarações nas datas diferentes que originaram o Golpe de Estado na Guiné-Bissau. Que São seguintes:

    -A telegrama secreta que o Primeiro Ministro enviou para o Presidente da República Angolana, para neutralizar a força republicana Guineense,

    -Os Assassinatos Políticos,

    -O salário minimo dos Antigos Combatentes 14.000 Fcfas,

    -A ocupação das Tropas Angolanas,

    -A Exploração do Fosfato e bauxite,

    a-) ....Nunca será!!!

    b-) O Supremo Tribunal de Justiça é órgão competente nas averiguações dos assassinatos políticos, de modo que, esta história tem uma longa transcursão na ambiguidade e na transparência dos acontecimentos no País.

    c-) O salário minimo dos Antigos Combatentes é 14.000 Fcfas, isso não corresponde minimamente a verdade, foi graças ao Governo Legítimo de Carlos Gomes Júnior "soldado colonial segundo as suas palavras" passaram a receber 30.000 Fcfas, quase 50 Euros como salário minimo de base. Quer dizer que esta declaração do N'djai não passa de uma inventona dados.

    d-) Segundo a Lei da "Base Militar" de um País para outro País é possível todos materias da Guerra se fôr preciso, todos nós sabemos muito bem que a Guine-Bissau vive uma clima de instabilidade onde cada um procura no máximo possível meios para sua protecção, o mesmo aconteceu nas estalações das tropas de CEDEAO no território nacional. Mas o objectivo principal das Farças Angolanas é reformas nos sectores da defesa e da segurança para criar condições adequadas das forças republicanas.

    e-) A Guiné-Bissau não tem condições suficientes para a exploração de bauxite, agora o processo de investimentos tudo depende do acordo assinado entre dois governos, a exploração será feita , de uma forma conjunta com porcentagens de três empresas, que vão investir-se na construção do Porto de Buba com capacidade para receber, em simultâneo de três navios de 70 mil toneladas cada "ao contrário do capital com capacidade para navios de dez mil toneladas", a construção de caminho-de-ferro, reparações dos Quartéis e do sector da comunicação social, caso concreto da Rádio Nacional da Televisão.

    3 - Obs: Para mim o objectivo principal deste Golpe de Estado 12 de Abril, é de impedir Carlos G. Júnior de ganhar as Eleições Presidencias e mais nada.

    Grupo "Intelectuais Balantas Na Diáspora", devemos tomar muita cautela na afirmação das manipulações da mass mídia, pelos golpistas políticos e militares. Abraços

    ResponderEliminar
  6. Nelson Djú Dju Vamos defender nossos ideias, criar maturidade com uma consciência tranquila voltada para coletividade! Não é justo existir divisão no nosso país, porque todos são guineenses,filhos dos pais e mães, filhos, tios, tias e demais pessoas que deram vidas para nos ver livre e autônomos, só que é lamentável dizer agora que nós ainda não conquistamos nossa autonomia e nem liberdade! Porque ainda estamos a depender de mais de 68% do orçamento anual daquele povo (colonialistas) que lutamos contra eles a fim de extinguirmos a exploração! Não somos livre porque o povo não tem voz, eles são oprimidos, não podem manifestar suas próprias vontades. Algo que muito sabem, mas o ignoram veemente a fim de defender ideias medíocres! É lamentável ver tudo isso acontecendo!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Nelson Djú Dju Que a paz reine na Guiné-Bissau! Guiné é um país sem distinção racial e vamos lutar para que isso continue a permanecer firme e consistente! Nós os jovens devemos tomar a responsabilidade que os nossos pais não havia tomado, de construir uma sociedade justa e igualitária, e unirmos por bem de todos sem distinção da cor, altura, da beleza etc.

    ResponderEliminar
  8. Malam Sambu nao se pode confundir entre os que julgam ser intelectuais mas, cegos e fingidos, a fazerem asneiras e ... com um povo bastante amavel e respeitador "balanta". Bo para dana nome de BALANTA pabia elis e ta burgunho.

    ResponderEliminar
  9. Qualquer pessoas cultas, educadas e com urbanidade não se deve distrair com esse bando de gentes, porque só lhes dão motivos para se sentirem gentes e, mais nada. Basta ver o que eles postam nos seus blog são puramente de tendência étnico-tribal e vêm com tretas de que procuram aglutinar o que mais nos une.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por enquanto existem pessoas incapazes de contra argumentar os argumentos opostos das suas. Acho que haverá sempre aqueles que recorrão aos insultos atacando também a etnia Balanta como se esses fossem o problema que uns causaram a Guiné.

      Eliminar
  10. O que deviamos aprender na Guiné Bissau é julgar os homens pelo que são e pelo que fazem! Não são as etnias a serem maus mas, são os indivíduos! A Guiné è rica da biodiversidade cultural e étnica e somos mesturados uns com os outros!
    Quando um politico ou dirigente fala das etnias so pelo facto de ter denotado um comportamento errado de um indivíduo, então a sua suposição é já errrada! E deviamos todos contestar esta "imbecilidade"! Pois é como dizer que: se você é filho de mister A, se você é um ignorante então sei pai também é! Sabemos que não é assim! As raças não são as causas dos males da Guiné...devemos buscar as causas nas incapacidades e incompetência dos nossos lideres! Eles nem ser têm uma visão longínqua pra o bem estar do povo e deles mesmo!

    ResponderEliminar
  11. Os veteranos da Luta de Libertação Nacional, na pessoa de Cármen Pereira, condenaram a demissão do Governo chefiado por Carlos Coreia, ocorrido na semana passada.

    Numa conferencia de imprensa hoje em Bissau pediram ao Presidente da República a aceitação e consequente nomeação de quem for indicado pelo PAIGC para chefiar o governo.

    O posicionamento dos veteranos foi tornado público na sequência de uma reunião do Conselho Consultivo dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional na qual se analisou a demissão do 2º Governo Constitucional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) .

    Apelaram ao Presidente da República para respeitar o que a Constituição diz quanto a indigitação do nome para o cargo do Primeiro-ministro pelo partido vencedor das últimas eleições legislativas, e exortam aos actores políticos a encontrarem uma solução governativa no quadro parlamentar, resultante das últimas eleições legislativas.

    Os antigos combatentes ainda pedem a demonstração de maturidade política por parte das lideranças partidárias, com a assumpção de responsabilidades políticas em prol da paz, estabilidade e do respeito pelos princípios democráticos.

    Presentes na conferência de imprensa realizada para tornar publica a posição dos veteranos da Luta de Libertação Nacional face a demissão do governo, estiveram o ex-Primeiro-ministro, Carlos Correia, Teodora Inácia Gomes e Manuel dos Santos-Manecas.

    ResponderEliminar
  12. Rui Agostinho Preto Sá Os responsaveis pela crise politica na Guine Bissau säo os veteranos que ainda continuam a reclamar lugares no Partido e Governo fazendo o Presidente do PAIGC o refem. Vamos renovar o PAIGC para salvar a Guine Bissau

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.