sábado, 20 de julho de 2013

FREHU-N-FLIF Nº 17: O ÚLTIMO COLONIALISTA A DESTEMPO DA HISTÓRIA





PELAS FUTURAS GERAÇÕES

A NOSSA MENSAGEM

Pelas Futuras Gerações e pela nossa! Da profundeza dos Tempos, aportamos à nossa Época!
Trazemos a Sabedoria dos Antigos e do nosso Tempo! Não renegamos a nossa Cultura nem rejeitamos o contributo válido de qualquer outra! Compreendemos melhor o Passado e perspectivamos na medida justa o nosso Futuro Colectivo!

Com o presente Blogue, queremos dar o nosso contributo para uma reflexão isenta sobre o nosso País e a Sociedade que temos ou queremos ter. Não pretendemos ter o exclusivo da Verdade! Reflectimos sobre o que achamos de interesse comum, como contributo para o nosso processo de Desenvolvimento Colectivo, para o qual você está convidado a ter Opinião!

Essa reflexão é necessária para a afirmação e definição de uma Cidadania responsável e para a melhoria da qualidade da nossa Sociedade, determinante para o sucesso ou insucesso de qualquer processo de Desenvolvimento Humano. Um Povo sem Regra de Vida (em Família, na Escola, na Economia, na Política, etc) torna-se um estropício para o resto da Humanidade, a começar por si próprio.

A Vida dos Povos é comparável à uma Corrida de Estafeta em que cada Nova Geração deve fazer a Melhor Corrida possível de modo a Transmitir à Geração Seguinte o Testemunho da sua Competência Global em condições de alcançar a Vitória Final.

Venha connosco! Para o Futuro! Pelas Futuras Gerações que, sem culpa, irão sofrer pelos Erros que a nossa Geração está cometendo contra si própria, tornando-se causa remota do seu possível fracasso ou desconforto, quando já cá não estivermos!

Nós estamos a bordo, buscando o rumo certo! Aceite o nosso convite!

O caminho é longo e movediço! Mas é o caminho! Somos

OS INTELECTUAIS BALANTAS NA DIÁSPORA!



PENSAMENTO DA SEMANA

---X---

-----------------------------------

O ÚLTIMO COLONIALISTA
A DESTEMPO DA HISTÓRIA
----------------------------------------


As Crianças são as flores da nossa luta
Pela sua prática, na Guiné-Bissau, o sr. Dr. Ramos-Horta apresenta-se como o último Colonialista, a destempo da História. Tem todos os tiques de autoritarismo, egoísmo infernal e despeito generalizado, em face da População do País, com laivos de superioridade, porém, sem a correspondente Força Moral, que se imponha ao respeito pela sua autoridade.  

Tem, na verdade, todos os traços de gente desse período histórico, que o Mundo vituperou e retirou das últimas páginas da História da Humanidade. 

O recurso sistemático à violência verbal e ameaças de uso da força indiscriminada, como meio para alcançar os seus fins, é típico do despeito geral com que o Colonialismo tratava os Naturais dos Países, sob dominação colonial, na convicção de que os mesmos não eram Cidadãos, como os da Metrópole, não tinham direitos de Cidadania, sendo apenas súbditos, sujeitos ao poder do Império. 

Desde que chegou à Guiné-Bissau, o País tornou-se, de repente, uma Colónia sem titularidade, tendo como Governador-Geral, embora sem mandato, o sr. Dr. José Ramos-Horta e, como meio de coacção, a ameaça de uso da Força dos Americanos, que invoca, repetidas vezes, sem dó nem piedade, deixando o País em estado de transe! Não se sabe onde e quando vai atirar!

 Com impaciência, ouvimo-lo resmungar, vezes sem conta: “Só falta convencer o Conselho de Segurança! ”, querendo dizer, os Estados Unidos da América, a maior das cinco Potências do Mundo. 

O primeiro passo, já terá sido dado com a detenção e envio para os Estados Unidos da América, no passado dia 05 de Abril, do ex-Chefe da Marinha Guineense Almirante Bubo Na Tchuto. 

Apesar de tentada, em Dakar, onde se encontrava em Missão, a detenção do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau (General António Indjai) fazia parte do plano. 

A sorte ou a sagacidade de Militar experiente levou-o a recusar entrar na Avioneta, que lhe puseram à disposição, supostamente, para regresso à Guiné-Bissau. 

Se tivesse entrado, na convicção de que tratava com gente de bem,  nesta altura, estaria, também, detido em Nova Iorque. A Lei do Mais Forte, com Direito de Abuso!
Essa é a frustração suprema do sr. Representante Especial das Nações Unidas na Guiné-Bissau! 

Por um triz (terá pensado), esteve à beira de conseguir os seus intentos que visava desmantelar a Cadeia de Comando das Forças Armadas da Guiné-Bissau!
 
Mas a Guiné não funciona assim! Não são as Armas que vencem a Guerra!

Um raciocínio lógico (o dele), mas cheio de falácias, que levou à derrota histórica do Colonialismo, em todos os quadrantes do Mundo, no Século XX, e, de uma maneira especial, na Guiné-Bissau, através de uma bem-sucedida Luta de Libertação Nacional!
De facto, desde que chegou à Guiné-Bissau, a violência verbal sempre foi a sua tónica, acompanhada de ameaças de bombardeamento pelos Estados Unidos da América, mantendo sob coacção todas as autoridades do País, incluindo as Forças Armadas, com inspecção às casas particulares e visitas às aldeias de nascimento do ex-Presidente da República (Dr.Kumba Iála) e do Chefe de Estado Maior (General António Indjai), em busca de sinais exteriores de riqueza, que - segundo o próprio - não encontrou.

Por isso, não podemos esconder a tristeza, que se sente, ao ler, numa entrevista ao Jornal Público, de Portugal, a referência à sua Colecção Particular de Carros Antigos, que teve de deixar, na sua casa, em Timor, quando aceitou o cargo de Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Guiné-Bissau. 

Fica-se agoniado, em termos de consciência moral e cívica, quando se lê tais coisas, sabendo-se que Timor-Leste é um país com uma população altamente carenciada e que tal exibicionismo público de um ex-Presidente do País não joga bem na opinião pública! 

Vamos continuar a acompanhar, passo a passo, o seu périplo, pelo nosso País e resto do Mundo, até que abandone o território sagrado da Guiné-Bissau! 

(até próxima edição)

PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!

Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Tema, neste blogue.

Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!

19 comentários :

  1. Augusto Dam AGREDITO EM VOS, UM HEROI E UMA PESSOA QUE FEZ HISTORIA PELO HUMANIDADE, E QUÉM DEFENDEM VALOR SOCIAIS...

    ResponderEliminar
  2. Jorge da Silva mano xtes senhores q xtracarao guine bissau por favor

    ResponderEliminar
  3. Ibrahim Ismayle Sanha pois é ele fez a historia mais no fin foi ele mesmo que estragou a historia dele.

    ResponderEliminar
  4. Paula Da Costa Diz no texto "Não são as Armas que vencem a Guerra!" .... então o que fazem as armas em vez da política?????? Quem tem o direito de com as armas suspender um período eleitoral? Não gostei do texto!

    ResponderEliminar
  5. Bom, é importante que se queira ver a verdade. O motivo do atraso da GB são as armas nas mão dos ignorantes e traficantes militares.
    O motivo do atraso da GB foi o acesso ao poder de guerrilheiros corruptos que governaram o pais depois da independência.
    O motivo do atraso da GB é o Koumba Yala e os seu apaniguados do PRS.
    O motivo do atraso da GB são os tribalistas travestidos de intelectuais!

    ResponderEliminar
  6. Michael Michael Delas estes gajos foram a guerra colonial com o intuito de interesse deles ou de gatunagem, porque cresceu nele... e depois nasceu na comunidade onde força é que reina não os que são eleitos (Kudjidos), quer dzer comunidade que nem sabe o que é chefiar. Também é um dos principais responsáveis pelo invasões dos malabaristas na nossa força armada! tenho pena dessa cultura...

    ResponderEliminar
  7. Não duvido que, na verdade, se trata de um intelectual! Pois, lê e escreve bem. E mais, tem um objectivo a atingir com essa iniciativa. Porém, aconselho que não olhasse para "fim", sem se interessar das consequências desastrosas que isso pode acarretar. Por favor, já está na hora de pensarmos profundamente em nós, na Guiné, e nos guineenses. Por esse nível intelectual de discernimento, peço-lhe "Intelectuais Balantas na Diáspora", mude este nome e adquira um outro, prudentemente. Imploro que cada um dê o seu melhor para nossa terra e nossa família! Porque na Guiné, somos todos guineenses e irmãos. Agradeço por tudo, antecipadamente.

    ResponderEliminar
  8. Abdulai Arbi simplesmente eu não gosto do seu blog pelo titulo, mas tem temas que acho muito pertinente "caso Dr.Ramos horta " no nosso bom criolo eu diria que "Ramos Horta ka tem gardicimento" e depois tem memoria curta e não compreendeu e nunca mais vai compreender do pais dele que fará de Guiné Bissau.Em 1975 depois da retirada brutal dos colonialista Tugas, do Timor foi invadido pelo Indonésia, os primeiros nacionalistas e Patriotas os que antecederam Chanana Gusmões foram trenados em CUMERE repito CUMERE pelas nossas GLORIOSAS FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONÁRIO DE POVO <> na tatica de grilha para luta pela independencia do Timor alem de ação politicas levado a cabo pelo PAIGC na altura em prol de Timor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Abdulai Arbi, será que esteve presente nesse treinamento? Ou apenas ouviu falar. Não devemos criticar os que estão dispostos a ajudar o nosso país a sair da lama onde nos encontramos há 40 anos porque, quem não sabe, é melhor ficar calado do que dizer asneiras.

      Eliminar
  9. Caros Compatriotas, ao avaliar o nosso progresso como indivíduos, tendemos a concentrar-nos nos factores externos como a nossa posição social, a influência e a popularidade, a riqueza e o nível de instrução. Como é evidente, são importantes para medir o nosso sucesso nas questões materiais, e é bem compreensível que muitas pessoas se esforcem principalmente por alcançar todos eles. Mas os factores internos podem ser ainda mais cruciais para determinar o nosso desenvolvimento como seres humanos. A honestidade, a sinceridade, a simplicidade, a humildade, a pura generosidade, a ausência de vaidade, a prontidão para servir os outros - qualidades que estão facilmente ao alcance de qualquer criatura -, formam a base da nossa vida espiritual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nós os guineenses, estamos carenciados de: honestidade, sinceridade, principalmente a humildade e a vaidade só nomeio estes para não ter que nomear todos. Por isso estamos como estamos.

      Eliminar
  10. Quando se diz-Intelectual, há-que fazer jus ao termo. Não basta produzir um texto com frases feitas, palavras sumptuosamente escolhidas a dedo no dicionário com o intuito de impressionar os menos instruídos. É preciso ir mais além no que diz respeito a lucidez de pensamento, rigor e seriedade no que se escreve.
    Os srs produziram este texto ocultando deliberadamente a VERDADE.
    E a VREDADE meus srs, é que O PROBLEMA da Guiné-Bissau não se chama Ramos-Horta.
    O PROBLEMA da Guiné-Bissau é o GUINEENSE. Somos nós O PROBLEMA da Guiné-Bissau.
    O anterior responsável da NU na G.B. o sr. Joseph Mutaboba foi até considerado persona non grata e solicitado a sua substituição, agora já é o Ramos-Horta, o mau da fita.
    Enquanto não nos consciencializarmos que nós somos um problema sério e temos que superar este estágio para podermos construir uma terra de paz e sossego, jamais sairemos deste lodaçal.
    Abala catoa Guiné-Bissau?

    ResponderEliminar
  11. Caros irmãos,

    não podemos aceitar que a própria dita comunidade internacional que faz pressões para que hajam eleições a todo custo, venha agora dizer que custaria muito caro realizar recenseamento biométrico. Custa mais vidas humanas do que isso; tem que ser o povo bissau-guineense a decidir a sua democracia; se tem sido norma "fraude" eleitoral na Guine, e' porque há pessoas ainda a tremer de medo para que haja um resenciamento verdadeiramente esclarecedor e que possa desmascarar as intenções da dita "comunidade internacional", diria da CPLP.
    Que venha ele - recenseamento biométrico; não se deve aceitar outro modelo que não esse. Senão continuaremos a dançar a mesma musica; que haja uma mudança para melhor. Essa comunidade internacional, representada pelo sr. Ramos-Horta, que ajude a Guine-Bissau a realizar um recenseamento biométrico dentro de três meses que faltam para que de uma vez por todas acabar com duvidas sobre quem realmente e' obstáculo ao progresso na Guine.
    Não devemos constantemente culpar as FARP do falhanço dos políticos na bissau-guineense.

    Bem haja Guine-Bissau.

    ResponderEliminar
  12. vcs os intelectuais balantas, agente tinha pensado que vcs sao intelectuais mesmo e que talvez sejam vcs a modificar a imagem da étnia balanta dentro da sociedade guineense, mas tendo em conta algumas vossas publicaçoes à favor dos curruptos e por cima balantas, cheguemos a conclusao que vcs sao tds a mesma coisa, que pena, isso vem da vossa cultura!

    ResponderEliminar
  13. Ussumane Grifom Camara Eu conheço este homem é apesar tudo um homem que muito ama sua terra e que mostra o sinal patriotismo, Isso me orgulha dele!

    ResponderEliminar
  14. Como dizem "bo ossa morto ma bo mede bardade" uma coisa não tem nada haver com outra coisa, se uma ou mas pessoas da uma étnia :papeis, fula, Mancanha, Manjaco em particular Balanta... que cometiam erro significa que são todos eles que cometiam?
    porque da vossa fraca maneira de pensar ERRO é transmissivel? Estou d’acordo com este vosso Fraco e Magro PRECONCEITO...
    So que da para entender nivel da vossa capacidade e dos outros na maneira d’enterpretar as coisas nas claras...
    Bo Konta Bardade e Bardade ta Liberta bos... es e claro...FINDJUDURIS!!!

    ResponderEliminar
  15. Amará Siaja Jaurá ESTE ARTIGO SÓ PODE TER SIDO ESCRITO POR UM LUNÁTICO. ESTA É BOA: "DR. RAMOS HORTA APRESENTA-SE COMO ÚLTIMO COLONIZADOR A DESTEMPO DA HISTÓRIA". DEIXEM-ME RIR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. QUEREM CORREM COM TODOS QUE QUEREM TIRAR O PAÍS NO LAMAÇAL EM QUE SE ENCONTRA... POUCA VERGONHA TEM LIMITES..

    ResponderEliminar
  16. Odjunculu Gomes escreveu: "Abuso de super macia de poder faz um herói a sofrer basta, temos que lutar e fazer os outros estados a respeitar os nossos heróis isso é desrespeito e ignorância dos americanos, a mexer com a vida dos povos guineenses devido a sua incapacidade..... Deus há de fazer a justiça as vezes pensamos que somos maior de todos mais só por uma pequena potencia"

    ResponderEliminar
  17. Meus amigos, irmãos e camaradas... Como diz um irmão, o problema não é A, B ou C... Mas sim nosso. Na minha opinião, menos teoria mais pratica ou menos palavras e mais Acão... Porque o Cão que ladra não morde, Não é hora de apontar os nomes, mas sim arranjar soluções, a nossa união é que afasta os inimigos, há valores guineenses capazes que temos que aproveitar do outro lado, Não é tudo que esta mal é só questão de UNIAO E DIALOGO... Porque não é tudo que o mal trouxe, nos fés mal... Somos um povo com historia muito bonita e bastante especial temos que ter muito orgulho... Os conflitos continuam na Guine e... porque não houve uma clara transição principalmente entre os elites culturais (étnicas),nacionais (políticos)e internacionais... Mas com a UNIAO resolvemos todos os problemas, porque temos a nossa historia, filosofia, pedagogia, essência e outros valores... Ass. HOMA DJOY. Um abraço a todos.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.