sexta-feira, 2 de agosto de 2013

FREHU-N-FLIF Nº 18: EXCESSOS DE PUBLICIDADE NEGATIVA SOBRE A GUINÉ-BISSAU


Pelas Futuras Gerações e pela nossa! Da profundeza dos Tempos, aportamos à nossa Época!

Trazemos a Sabedoria dos Antigos e do nosso Tempo! Não renegamos a nossa Cultura nem rejeitamos o contributo válido de qualquer outra! Compreendemos melhor o Passado e perspectivamos na medida justa o nosso Futuro Colectivo!

Com o presente Blogue, queremos dar o nosso contributo para uma reflexão isenta sobre o nosso País e a Sociedade que temos ou queremos ter. Não pretendemos ter o exclusivo da Verdade! Reflectimos sobre o que achamos de interesse comum, como contributo para o nosso processo de Desenvolvimento Colectivo, para o qual você está convidado a ter Opinião!

Essa reflexão é necessária para a afirmação e definição de uma Cidadania responsável e para a melhoria da qualidade da nossa Sociedade, determinante para o sucesso ou insucesso de qualquer processo de Desenvolvimento Humano. Um Povo sem Regra de Vida (em Família, na Escola, na Economia, na Política, etc) torna-se um estropício para o resto da Humanidade, a começar por si próprio.

A Vida dos Povos é comparável à uma Corrida de Estafeta em que cada Nova Geração deve fazer a Melhor Corrida possível de modo a Transmitir à Geração Seguinte o Testemunho da sua Competência Global em condições de alcançar a Vitória Final.

Venha connosco! Para o Futuro! Pelas Futuras Gerações que, sem culpa, irão sofrer pelos Erros que a nossa Geração está cometendo contra si própria, tornando-se causa remota do seu possível fracasso ou desconforto, quando já cá não estivermos!

Nós estamos a bordo, buscando o rumo certo! Aceite o nosso convite!

O caminho é longo e movediço! Mas é o caminho! Somos os

INTELECTUAIS BALANTAS NA DIÁSPORA!



PENSAMENTO DO DIA


EXCESSOS DE PUBLICIDADE
NEGATIVA SOBRE A GUINÉ-BISSAU
---------------------------------------------------

As Crianças são as flores da nossa luta
I
Publicidade Negativa
em Cabo-Verde

No dia 10.04.2013, na Cidade da Praia, em Cabo-Verde, proferiu, através do Jornal Expresso das Ilhas, reportado pela Agência Lusa, a seguinte proclamação, em tom de ameaça geral, dirigida, indistintamente, contra anónimos da Guiné-Bissau, quer dizer, contra toda e qualquer pessoa residente no País.

Assim, noticia aquela Agência de Informação Portuguesa:

Instado a comentar a detenção do ex-Chefe da Marinha Guineense (Almirante Bubo Na Tchuto) pelos Serviços do Departamento Anti-Narcótico Norte-Americano (DEA), disse que era uma “clara mensagem” de que o crime não compensa;

Ressalvou, em seguida, a presunção da inocência do detido até que seja culpado por um Tribunal competente. E qual o Tribunal competente? Nova Iorque?

E todos os pressupostos da detenção (as circunstâncias do tempo, modo e lugar) indiciam claramente uma detenção ilegal, levada a efeito por autoridade incompetente, em face do direito internacional, de forma calculadamente simulada e pré-meditada, com participação de cúmplices previamente instruídos para a obtenção do efeito incriminatório pretendido.

Não obstante, lança a seguinte ameaça genérica e alarmista perante a qual qualquer residente no território se sentirá virtualmente visado, o que indicia uma prática sinistra, bárbara e inaceitável, em qualquer País do Mundo, porque diz, sem identificar ninguém:

Quem esteja envolvido directa ou indirectamente em qualquer natureza de criminalidade é tempo de repensar e escolher nova forma de Vida  

Perante tal proclamaçãourbi et orbe”, cabe perguntar: Será que o sr. Representante Especial conhece os limites da sua competência? É ele o novo Governador-geral, da estirpe Colonial? Ou é simplesmente incompetente e arrivista?

Quanto à suspeição que diz recai sobre o Presidente Manuel Serifo Nhamadjo e ao Primeiro-Ministro Rui Barros, no tráfico da droga, lembrou que as eventuais afirmações dos detidos não comprovam que teriam falado com as entidades referidas. E acrescentou:

“Os interessados na rede deste negócio (droga) podem estar a aparentar maiores conexões às autoridades, evocando o nome do Presidente, manifestando-se “preocupado e triste com a deterioração da situação nesse País africano”. 

Os Estados Unidos vão capturar mais pessoas na Guiné-Bissau por causa da droga

II
Publicidade Negativa
Em Moçambique

No dia 18.06.2013, a Agência Lusa divulgou as seguintes afirmações do Representante Especial das Nações Unidas, na Guiné-Bissau, Dr. Ramos Horta, em Maputo, no final de uma audiência com o chefe de Estado Moçambicano, Armando Guebuza, com quem teria debatido a crise Guineense.

Questionado sobre a situação, na Guiné-Bissau, diz o seguinte:

O País está a “um passo de se tornar umEstado falhado”, caso a instabilidade não tenha uma solução nos próximos tempos”, descrevendo a situação do País como de “extrema precariedade;

“Se o Estado existe para dar segurança, tranquilidade, saúde, educação, justiça âs populações, então aí vemos que há extrema precariedade, na Guiné-Bissau, daí para um Estado falhado é um passo”;

“A situação da Guiné-Bissau continua extremamente delicada pela ausência de um roteiro político por parte da Assembleia Nacional, do Presidente Interino, Governo e todos os intervenientes, que indiquem luz ao fim do túnel, visando a formação de um Governo mais incluso, com a participação do PAIGC”;

“Não há nada em vista que nos garanta que esta situação vai ser resolvida nos próximos tempos”, até porque “por exemplo, não há data para a realização de recenseamento eleitoral, eleições presidenciais e legislativas, até ao fim do ano como foi prometido pelos Guineenses aos Chefes de Estado da CEDEAO”;

Apesar de afirmar que “há razões para optimismo, porque a Guiné-Bissau não é uma Somália, não é Congo, é de muito menor dimensão…”, afirma que “há apenas um impasse político” e que “o Estado existe nominalmente e, por outro lado, há um Povo magnífico, que, apesar de multiétnico, multilinguístico, multirreligioso, nunca houve guerras por causa destas diferenças“;

“O Povo da Guiné-Bissau tem dado grande exemplo de civismo e é triste porque quase vive alheio e desconectado com a elite política e militar” e, por isso, conclui, tendenciosamente, que “as Forças Armadas têm que ser totalmente reorganizadas”.

Depois de dizer que o Secretário-Geral da ONU (Ban Ki Moon) está ”totalmente sensível ao problema e muito bem informado” sobre a crise Guineense, manifestou a sua obsessão permanente pelos Capacetes Azuis, ao dizer:

O que é necessário agora é sensibilizar o Conselho de Segurança a fazer muito mais para evitar o pior na Guiné-Bissau

Salta à vista que o sr. Dr. Ramos Horta, um homem galardoado com o Prémio Nobel da Paz, estranhamente, não sabe viver em Paz, não sabe governar em Paz, senão rodeado de um Batalhão de Capacetes Azuis, que, à toda a força, quer ver a pôr o pé, na Guiné-Bissau, apesar do País viver em Paz e sossego!

Assim que desapareceram de Timor-Leste os Capacetes Azuis, os Timorenses reganharam a Liberdade de pensamento e negaram-lhe, de forma manifestamente expressiva, o 2º Mandato como Presidente da República.

Essa obsessão pelos Capacetes Azuis continua a acompanhá-lo, nesta sua atribulada carreira, na Guiné-Bissau, como um fetiche que jamais o largará.

III
Publicidade Negativa
Em Lisboa (RDP África)

Numa entrevista à RDP África, no dia 19.06.2013, em Lisboa, o sr. Representante Especial das Nações Unidas, na Guiné-Bissau, Dr. Ramos Horta, proferiu, entre outras, as seguintes afirmações, reportadas pela Comunicação Social:

Na questão social, referiu a profunda pobreza e uma penúria total onde há uma necessidade de um apoio urgente sob pena de fome assolar o país. E lamentou triste estado da educação e saúde muito atingidos pelo isolamento de país.”

Sobre a acusação da questão da droga, Ramos-Horta disse que o Antonio Indjai está disponível para uma operação de investigação internacional da questão droga na Guiné. Uma vontade manifestada e reforçada de que é a melhor maneira de se poder dissipar as dúvidas, para deixar de acusar a quem não se deve e de humilhar a quem não se deve.

E acrescenta o jornalista:

“Nesta entrevista, Ramos-Horta falou das suas constatações factuais da realidade do país em todas as vertentes da vida nacional, onde traçou os percursos que teve até de fazer visitas privadas aos políticos e as chefias militares, sublinhando a sua visita efetuada as Aldeias do Dr. Kumba Yalá e do António Indjai para depois resumir que é um engano quando se fala em ser ricos os políticos e as chefias militares do país.”

Por ser verdadeiramente deprimente e inqualificável, abstemo-nos de formular qualquer juízo sobre a penosa indignidade dos actos confessados, que ofendem não apenas os visados, mas todo o Povo Guineense, com o qual estamos inteiramente solidários.

(até próxima edição)

PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!

Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Tema, neste blogue.

Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!

15 comentários :

  1. ...UNS NASCEM GRANDES I UNS NASCEM PEQUENAS...! talvés por isso, que a Guiné-Bissau está a ser tratada desta natureza por certos individuos desonestas! porque que se fala tanto mal de uma pátria sem no entanto pensar duas vezes naquilo que somos como pessoas de bens no mundo globalizado!? que pena!! força i.b. na diáspora " para ka ten dé"

    ResponderEliminar
  2. Entenda-se isso, não como crítica negativa, mas simplesmente um apelo a necessidade de usar as palavras medidas num momento delicado na historia deste País, fustigado pela violencia dos proprios filhos.Seja benvindo Dr Ramos Horta, que seja um Guião, continue no seu trabalho, mas que tente demarcar do Paulo Porta e Chicotis, que andam incenciar a fogueira e semear os tiques Colonialistas, o que só ajuda piorar a situação que ja de por si era pior.Foi uma chamada da atenção bem visto, e que pode ajudar o seu árduo Trabalho, Coragem.

    ResponderEliminar
  3. Alfa Samati DJINTIS FASTIA BÓS TARDA, DESDI BISSAU BÓ TOMA ES MAS BONA TICI LI NA TERRA DI DJINTIS, LI GORA IKA BISSAU DÉ PA BATA DA GOLPE, LI I SÓ CANETA DEH KU CRIATIVIDADE KU TALENTO KUTA MANDA LI RSRSRSRSRSR

    ResponderEliminar
  4. Wilrane Fernandes Caro compatriota, Alfa Samati , ao avaliar o nosso progresso como indivíduos, tendemos a concentrar-nos nos factores externos como a nossa posição social, a influência e a popularidade, a riqueza e o nível de instrução. Como é evidente, são importantes para medir o nosso sucesso nas questões materiais, e é bem compreensível que muitas pessoas se esforcem principalmente por alcançar todos eles. Mas os factores internos podem ser ainda mais cruciais para determinar o nosso desenvolvimento como seres humanos. A honestidade, a sinceridade, a simplicidade, a humildade, a pura generosidade, a ausência de vaidade, a prontidão para servir os outros - qualidades que estão facilmente ao alcance de qualquer criatura -, formam a base da nossa vida espiritual. sejais sempre moderado na sua intervenção, evite ser agressiva...

    ResponderEliminar
  5. Filomeno escreveu: "UMA REFLEXÃO SEM "OBSTÁCULOS" DE NATUREZA PRÉ CONCEBIDA (FRONTEIRAS DO IMAGINÁRIO POLITICO) QUE PRONUNCIASSE ALGUM EVITAMENTO DE NATUREZA POLITICA OU IDEOLÓGICO DO SEU AUTOR..., LEMOS UM PENSAMENTO LIVRE EM VÁRIOS ÂNGULOS, QUE AQUI FICOU REGISTADO COMO ANÁLISE POLITICA E SOCIAL... VALE A PENA LER E ANALISAR, PERCEBER O SENTIMENTO HUMANO E POLITICO DESTA PREOCUPAÇÃO..., CADA CABEÇA SUA SENTENÇA. Djarama. Filomeno Pina."

    ResponderEliminar
  6. Fustigar um povo, um país e por fim a sociedade guineense, não deve ser caminho para outros países e governos se valerem para ganhar estatutos especiais ou outros títulos. Garanto que tal caminho pode no futuro levar estes países a perderem confiança do seu próprio povo. O povo Guineense não quer andar por estes caminhos. Queremos enquanto povo, valer do pouco e bom do que dispomos por forma a fazer face às reformas de que necessitamos para pudermos fazer face a um desenvolvimento sustentado e isento. Tenho recebido queixas de colegas e amigos residentes em Cabo Verde. Muitos terão sido vítimas de racismo por parte dos cidadãos de um país irmão. Num tom irónico sublinho: "as vezes; chego a dar razão ao Presidente de Angola que dizia em uma visita a Portugal de que a maior riqueza de um país são as suas terras", adiciono dizendo, quando os seus cidadãos trocam a cabeça pelos pés! No nosso país, continuamos a apoiar a teoria Antropocêntrica. Ou seja, continuamos a acreditar que o homem/mulher deve ser o centro de todas as atenções, porque quem dá valor acrescentado as terras, somos nós. Uma casa sem habitante, não é casa, assim como "o filho do homem, não é homem enquanto os seus pais ainda estiverem vivos" (a frase é de um amigo, Biabté Nacia. Recorri a esta frase engraçada para dizer que Cabo Verde nunca seria tal, se não tivesse um pai (Guiné-Bissau) que felizmente ainda está em vida! Fazer mal a Guiné-Bissau, é a meu ver, um caso de desespero por parte de quem somente valoriza bens materiais. O papel subsidiário de Cabo Verde deveria ser de se pôr como expetador imparcial no que diz respeito ao julgamento de assuntos que dizem respeito ao nosso país. Mas pelo que pude perceber, vale-se da simplicidade deste para poder subir na vida! O Erro começou a ser perpetrado desde [“assinatura do acordo de Independência da Guiné e Cabo Verde” (acredito que é com base neste artigo que este país irmão se quer fazer valer para continuar os seus abusos)]; desde então, temos vindo a conviver com este caso. Muitos são atores que aproveitam o nosso território para poder fazer os seus malabarismos, mas são coisas que estão a ser estudados e garantidamente vão acabar mais cedo ou mais tarde.
    A especificidade do povo guineense é única, pode haver um ou outro que deseje sair da linha de orientação racional, daí que adotar princípios da sociedade balanta; pode ajudar na

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o Sr. não tem razão quando julga Cabo-verde, porque eles souberam levar o seu barco a bom porto e nós não andamos sempre em guerras o que não nos leva em lado nehum, porquê blog inteletuais balantas? podia ser inteletuais guineense onde todas as etnias eram bem vindas. se duno de morança ka sibi governa se casa se fidjos tudo ta nornori i es que otchano bo dissa cabo-verde e sta na bom caminho.

      Eliminar
  7. Iêda Silva Com certeza Wilrane Fernandes, Quantos as qualidade depende de pessoa pra pessoa, pois caráter já nascemos com ele e penso que realmente agressividade ñ nos leva a lugar nenhum, mais temos que nos fazer respeitar ñ conheço Guiné-Bissau, mais fiz uns amigos ai que admiro, respeito e amo, são pessoas simples que querem chegar a algum lugar pra tentar mudar a historia desse país!

    ResponderEliminar
  8. Alfa Samati SIM, MAS MUDAR NÃO PRECISA POSICIONAR TRIBALMENTE COM UM IDENTIDADE (RACISTA) ATÉ PORQUE A GUINE BISSAU O MOMENTO QUE SE ATRAVESSA PRECISA DA UNIDADE NACIONAL NÃO MISQUINHOS RACISTAS ISSO QUE EU CONDENO ESSES TIPOS DE POSICIONAMENTO , SOU SIMPLES E QUERO CHEGAR A ALGUM LUGAR, PORQUE OS INTERESSES DA GUINE BISSAU VAI MUITO ALÉM DOS INTERESSES RACISTAS IMPLANTADAS POR ALGUNS POLITICOS NA GUINE, PARA TIRAR PROVEITO DO POVO RURAL QUE A GUINÉ BISSAU TEM NA MAIORIA, POR ISSO QUE NÃO FALO DO MEU PERTENCIMENTO A NENHUM R , MUDAR REQUER UNIDADE NACIONAL NÃO UM BLO ''INTELECTUAIS BALANTAS'' VC'S SABEM DO IMPACTO DO NOME DESSE BLOG QUANDO SE FALA EM UNIDADE NACIONAL? É UM BLOG QUE INDUZ CLARAMENTE ''RACISMO'' ESPERO QUE A SENHORA SABE O QUE SIGNIFICA O NOME DESSE BLOG, DESCULPE A QUEM EU OFENDI MAS SOU CINCERO, ISSO QUE É O POSICIONAMENTO DE ALGUEM SIMPLES E QUE QUER CHEGAR EM ALGUM BOM LUGAR NA VIDA ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que este senhor não percebe nada da sociedade civilizada, si este está a põr em causa uma etnia da guiné como um factor de instabilidade e este mesmo individuo que quer falar da unidade! então ele não percebe completamente nada!! porque julga que a etnia BALANTA deve estar fora do jogo politico da Guinée Bissau está de facto totalmente enganado. O que ele tera que fazer é simplismente é deixar de ser guineense porque a sua ideologia ou então a sua estrategia nunca se concretijara. Alias a palavra ou então NOMENCLATURA "INTELECTUAIS BALANTA NA DISAPORA" nunca faz um artigo de separação dos guineenses julgo que é simplesmente um NOME entre varios outros nomes conhecidos na Guiné Bissau, é muita pena ver um dito guineense estar a fomentar a separação social e que aconselha agente ir a escola, quando que na realidade não percebe absolutamente NADA!!!

      Eliminar
  9. Alfa Samati, vc esta a ser Injusto, se calhar esta a ser o Pior Tribalista.Não basta abrir a boca e acusar torta a direita. O Alfa Sabe da existencia de varios tipos de Associações que existiram e existem na Guiné-Bissau,como Associação de Filhos de Bafata, Gabu, veja os seus estatuto e depois veja a ideia que é transmitida neste site.Ate ha Partidos Politicos em que o Marido e Esposa são da mesma etnia,respectivamente Presidente e vice presidente,(Antonieta e vomain); ha Partido em que os cabecilias são todos fulas (de Iaia Dlalo, e mais por ai fora),ha Partidos em que Os Irmãos fazem parte da Cupula(Familia Vaz), e ninguem ouviu um Balanta se quer a reclamar(isto é a tolerança onde os Balantas marcam diferença relativos as outras).Agora o PRS que mesmo por ter Um fula mais um Manjago/mancanha na Hierarquia, como vice, foi apelidado de Partido Tribalista dos balantas, e aporveitando de isso ,insultar toda etnia em que muitos nem se quer revem em PRS.Este comportamento tem um nome, meu caro.Isto é semear a segregação/discriminação o Tribalismo contra uma etnia pacifica. Agora disse me qual é o problema de ter,Inteclectuais Balantas, tens como ex Os Balantas de Mansoa, um Clube onde elementos todas etnias jogaram(isto é tolerança) e jogam nunca foi problemas, Mas para Intelectuais ja os Balantas não podem ser porque habirualmente são Militares, Carne para canhoes nos vosso ciclicos conflitos e invasões a convite pelos proprios filhos(Nino, chamou Senegaleses 98; Cadogo chamou os Angolanos) para exterminar os FARP(maioria são Balantas) e por isso querem tambem a reforma para manda-los a casa.Mas cham que os Balantas são extra-terrestres?.Meu Caro eles são guineense se calhar mais de que voce, e Para provar isso eles não existe lado nenhum alem da Guiné-bissau a diferença doutras etnias.Portanto enquanto não acabarem com esta forma de Segregação hostil contra os Balantas não podemos falar da Unidade nacional.Os Balantas estão farto desta injustiça futil, de gente que nem sabem o que quer, comem e bebem, acordam e se lembram de vomitar contra os Balantas.
    Repensem a vossa atitude e olhem a volta de si mesmo e veja onde reside o erro.
    Se querem unidade nacional, então apostem na tolerança,na convivencia na diferencia de pontos de vista, não peguem no mito deixado pelo colonialismo, que sempre cultivou imagem negativa dos Balantas na Praça de Bissau, por razão que todos sabem.Agora se querem colonializar o País de novos com este vosso metodo de dividir para reinar, então Os balantas estarão sempre presente na luta para Indipendencia total do País dos complexos dos proprios filhos, que no fundo é a luta dos Intelectuais Balantas pelo que vejo nos seus artigos.Vão fazer outras "boladas", deixem balantas em Paz eles tambem são gentes.....Peço desculpa ...mas para fazer entender um Javali, é preciso enjavalizar-se...ate proximo.

    ResponderEliminar
  10. Carlos gomes jr escreveu: "Sobre Movimento Democràta Anti Tribalismo Missão FORTALEZER OS LAÇOS DE HARMONIA EXISTENTENTE ENTRE ESSE POVO UNIDO DE CABRAL DEIXAR DE FORA OS QUE QUEREM SEPARAR PARA MELHOR GOVERNAR, DEFENDER OS OPRIMIDOS E SENSIBILIZAR CAMADA POPULACIONAL SOBRE O PERIGO DA GUERRA ENTRE TRIBOS. Descrição SE FOR PARA TRIBALISMO AMILCAR CABRAL NAO FARIA A LUTA PARA A INDEPENDENCIA DA GUINÉ E CABO VERDE O GRANDE LIDER AFRICANO QUE LUTOU NÃO SÓ PARA GUINÉ E CABO VERDE MAS SIM PARA TODA AFRICA CONSEGUIU UNIR MAIS DE 40 TRIBOS COM OBJECTIVO DE LUTAR CONTRA O JUGO ESTRANGEIRO. QUE OS MAL FEITORES QUEREM ARUINAR EM VAO. AMILCAR CABRAL, FALOU EM VOZ ALTA "UNIDADE LUTA E PROGRESSO" SOMOS VERDADEIROS FIHOS DA GUNÉ-BISSAU, RAMOS DO MESMO TRONCO NÓS GERAÇÕES ATUIAS TEMOS DE FAZER TUDO PARA PREPARAR O FUTURO PARA AS GERAÇÕES VINDOURAS, POR ISSO NÃO TRIBALISMO. Informação geral RAZÃO QUE ME LEVOU A CRIAR ESTE MOVIMENTO QUE VAI SER PARA TODOS FILHOS DA GUINÉ É SIMPLES. EVITAR O MAL MAIOR QUE PODE VIR PORQUE, A GUERRA TRIBAL É MAIS PERIGOSA GUERRA DE TODAS AS GUERRAS DIZER NÃO TRIBALISMO, E SIM FRATERNIDADE, LIBERDADE, SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA E PAZ PARA COM TODOS OS GUINEENSES."

    ResponderEliminar
  11. Vladimir de Pina, em Coimbra escreveu: "melhor palhaçada que ja vi até agora...este blogspot devia ser a contrario...porque os intelectuais não fazem ou pelo contrario menos intelectuais...sabemos todos que problema de Guiné-Bissau reside neste infantilidade ainda continuamos a promover tribalismo...também a culpa não é vossa,problema é não sabem o que escrevem, nem tão pouco o que significa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vladimir, não te importava conquistar ainda o teu diploma antes de estar a escrever besteiras??
      cumprimentos

      Eliminar
  12. Inacio Quade Obrigado pela sua mensagem.
    um forte abraço, a luta continua.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.