sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cristiano Ronaldo “padrinho” da língua mirandesa ou língua balanta?



Professor de Mirandês quer ver o internacional português a apadrinhar a segunda língua oficial em Portugal. O desafio está lançado, resta saber se Cristiano Ronaldo vai aceitar ser “padrinho” da língua Mirandesa. Segundo Emílio Martins, esta seria uma oportunidade para CR7 “se tornar mais próximo do povo”

Emílio Martins é professor de mirandês no agrupamento de escolas de Miranda do Douro e quer ter Cristiano Ronaldo como embaixador da língua mirandesa, a segunda língua oficial em Portugal.

“É a pessoa indicada para apadrinhar a língua mirandesa, pois é um grande jogador, é o melhor do mundo”, justifica Emílio Martins.

Se o internacional português aceitar o desafio, “tem aqui uma oportunidade de se tornar mais próximo do povo”, acrescenta.

"Esta oportunidade dada a Cristiano Ronaldo tornaria a imagem do futebolista mais ligada ao povo português e associava a língua mirandesa a uma figura mediática de relevo mundial", explica o professor de mirandês, que considera haver ganhos para os dois lados.

O professor, que também é músico, elaborou recentemente uma canção em que Cristiano Ronaldo é o tema e que é apresentada aos alunos do ensino pré-escolar para os sensibilizar para a importância da sopa na sua alimentação.

"Come o caldo, come o caldo, se queres ser como o Ronaldo", canta-se no refrão. “É uma canção simples, mas tem aquela força que o Cristiano Ronaldo costuma levar para dentro do campo de futebol”, realça.

A canção é interpretada e coreografada pelo personagem Eimilho Pica, um personagem criado por Emílio Martins, no âmbito do projecto “Mirandês for Kids”, através do qual o professor de mirandês, com vídeos didácticos colocados no Youtube quer sensibilizar os mais novos para a aprendizagem do mirandês.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.