quinta-feira, 19 de março de 2015

Carta aberta às mais altas autoridades decisionais da Guiné-Bissau: justiça a cidadão José Américo Bubo Natchuto

O Colectivo dos familiares (Tios, Tias, Irmãos, Irmãs, Primos, Primas, Esposa, Filhos e Filhas) representados pelo Professor Filipe Benício Namada, depois de ter esperado, em vão, passado mais de 23 meses, sem qualquer notícia, qualquer informação digna de consideração sobre o seu ente querido: o Almirante José Américo Bubo Natchuto, detido nos Estados Unidos da América, já lá vão dois anos, vem através desta carta aberta reclamar às mais Altas Autoridades do Estado da Guiné-Bissau a justiça para o referido cidadão, solicitando, ao mesmo tempo, que utilizem das suas prerrogativas para permitir que seja liberto, o mais rapidamente possível, como cidadão de mérito (Um Antigo combatente, libertador do seu país) que, ao menos devia ser tratado como qualquer outro respeitando os seus direitos e liberdades até à prova do contrário, o que infelizmente não aconteceu.

Até hoje, nós os familiares ignoramos o que Bubo teria feito para ser detido e levado tão longe do país dele e continuamos sem saber a razão porque ele continua ali detido sem julgamento, mas também sem ser liberto.
Uma acusação terá sido a razão? Mas, uma acusação feita por quem e sobre qual crime? E onde terá cometido esse crime? Se não aqui na Guiné-Bissau, porque nós sabemos que ele nunca tinha ido aos Estados Unidos.
BIOGRAFIA DO CONTRA ALMIRANTE. JOSÉ AMÉRICO BUBO NA TCHUTO

No dia 8 de Janeiro de 2008, o chefe de Estado Maior da Armada da Guiné -Bissau, José Américo Bubo Na Tchuto foi Promovido a Contra Almirante.

Contra Almirante José Américo Bubo na Tchuto nasceu no dia 12 de Junho de 1949 em Incalá, Bedanda,Tombali

2 de Maio de 1963 aderiu a luta de Libertação Nacional com a Idade de 14 anos

26 de Dezembro de 1964,participou no seu primeiro ataque ao Quartel de Guileje

Em Janeiro de 1965, faz parte de bi-grupo móvel de Tue na Bangna,

Em 1968 faz parte de grupo especial de atiradores de bazuca, comandos por Aguinaldo N’daa.

Em 1969 depois da Preparação Militar. Foi nomeado chefe de Pelotão de Atiradores de bazuca, tendo seguido no mesmo ano para frente Leste sob o comando de Paulo Correia.

Em 1970 participou na reabertura do corredor de Casamança;

Em 12 de Janeiro de 1972,em Conakry, juntamente com o grupo de Baro Seide, recem- chegado de Formação na Sinforopel a Antiga URSS, partiram para Hermon Cono, Zona Norte, sob o Comando de Quecuto Mané;

No final de Fevereiro de 1973,depois da morte de Cabral, partiram para a estrada São-Vicente, Djolmet e Cobiana fazendo, fazendo interligação com o Corpo de Exercito de José Sanhá

Em Maio de 1974,depois do Cessar Fogo, receberam os quartéis de Cuntima ,Farim.Cumeré

E Canchungo, tendo nestas localidades asteado a Bandeira Nacional.

No dia 23 de Setembro de 1976,partiu num grupo de 54 homens dos três ramos das Forças Armadas, para a URSS tendo na escola Unificada de Odessa, Ucrânia, feito o Curso de Tropa Geral, na Especialidade de Comando Táctico de Infantaria Motorizado, com a duração de 4 Anos

Depois de Formação em 1980, José Américo Bubo Na Tchutu, foi nomeado comandante de 2º Destacamento de Fuzileiros Navais, no Estado Maior da Marinha de Guerra Nacional

No dia 7 de Outubro de 1985,partiu para Lisboa, onde frequentou o Curso de Fuzileiros Especiais, durante 6 meses, na Escola de Fuzileiros.

Uma semana depois do seu regresso ao país em 1986. Foi preso. Por suposto envolvimento na tentativa de Golpe de Estado no caso 17 de Outubro. Na sequência do mesmo. Foi enviado por um grupo de 30 homens para a ilha de galinha, sem serem Julgados, onde estiveram durante um ano e nove meses.

Em 1988,foi colocado como fiscal de pesca de pesca, Ilha de Mel, junto a fronteira de Guine-Conakry

Em 1988, voltou de novo para a Marinha, como adido ao quadro, isto é sem colocação.com a Formação do Fuzileiros Navais da Guiné-Bissau, José Américo Bubo Na Tchutu foi colocado como mediato da Força de Fuzileiros.

Em 1997,integrou o Contingente Militar de 900 homens da Guiné-Bissau para a manutenção da Paz na Republica Democrático de Congo (Ex Zaire) como Comandante de Companhia

Com a invasão da nossa fronteira, pelos Rebeldes de Casamança, em 1997, José Américo Bubo Na Tchutu, apresentou-se voluntariamente, tendo sido nomeado Comandante de companhia que ocupou São-Domingos, Varela, Babunda, Casselolo, Nhambelam e zona de Barraca Mandioca, onde permaneceu ate Março de 1998

No Deflagrar do conflito Político-militar de 7 de Junho de 1998, José Américo Bubo Na Tchutu, aderiu a Junta Militar nas primeiras horas, tendo sido chefe de 2º Destamento PoiLão de Brá.ate ao fim do conflito.

7 de Maio de 1999,assalto final, ocupou com o seu destacamento de 150 homens ,o palácio da Republica .Depois de três meses, foi para Marinha de Guerra Nacional.

Em 2001 Graduado Capitão-de-Fragata.

Em 2004 Graduado Capitão de Mar-e-Guerra.

Em Junho de 2005, foi nomeado Chefe de Estado-maior de Armada por decreto presidencial, tendo sido reconduzido em 2007.

Em Janeiro de 2008,promovido ao patente de Contra Almirante.

José Américo Bubo Na Tchutu, recebeu varias condecorações, entre os quais, a medalha Amílcar Cabral em Maio de 1970, 2ª Ordem de Constituição Gambiana e das Forças Armadas de Republica de Gâmbia em 2008:Diploma de Reconhecimento da UNOGBIS e dos seus Conselheiros Militares de Moçambique e Brasil.

Não será uma falsa acusação como tantas outras: Falsa acusação de tentativa de golpe de Estado em 1986, transformado em caso 17 de Outubro e preso nas ilhas durante um ano e seis meses; falsa acusação de tentativa de golpe de Estado em Agosto de 2008 que obrigou a sua fuga para se asilar em Gâmbia donde regressou apenas Dezembro de 2009 para se refugiar nas instalações das NU em Bissau, durante 95 dias, para ser liberto com a esposa que também ficou presa na prisão da Marinha Nacional, no dia 0I de Abril; falsa acusação da tentativa de golpe de Estado, mais uma vez em Dezembro de 2011, pelo que ficou preso vários meses até vir a ser liberta depois do Golpe de Estado de 12 de Abril de 2012.

Quem não se lembra do Almirante ter publicamente solicitado que fosse julgado para poder lavar-se dessas falsas acusações, sem que nenhumas medidas fossem tomadas pelas autoridades judiciais?

O que significará todo esse silêncio da parte das Autoridades deste país, embora algumas já estiveram em Nova Iorque e voltaram sem que esse silêncio fosse quebrado a não ser por algumas Rádios que «sabem de tudo e não sabem absolutamente de nada» quando agridem a população, de tempo em tempo, com as suas «verdades de meia tigela», falando de «julgamentos do processo do Bubo Natchuto» que não deixam de cantar aos quatro ventos?

Quem neste país ou se encontrando fora dele, que nunca cometeu erros e que tenha a coragem de lançar a primeira pedra ao Almirante Bubo Natchuto?

Solicitamos muito particularmente, a Sua Excelência Presidente da República, José Mário Vaz, como o mais alto Magistrado da República Guineense para utilizar uma das suas Diplomacias que designamos a Diplomacia Cívica, junto das Autoridades do Estado Americano para se informar sobre a situação de um dos seus cidadãos na diáspora e como meio de poder influenciar que a justiça lhe seja feita.

Claro que como o referiu a Sua Excelência, o Senhor Embaixador dos Estados Unidos em Guiné-Bissau, através da rádio, que no país dele a separação de poderes é escrupulosamente respeitada o que não impede as Autoridades da Guiné-Bissau de recorrer a seus homólogos nos Estados Unidos para solicitar a transferência do processo de Bubo para ser julgado cá na Guiné-Bissau.

Se existe assim esta compreensão e abertura da parte das Autoridades públicas dos Estados Unidos que nós sabemos que existe porque os Estados Unidos não é qualquer Estado, é um grande Estado democrático. Perguntamos porque nenhum dedo se mexeu até agora da parte das nossas Autoridades que detêm o poder de Estado justamente para se ocupar dos cidadãos, sobretudo, daqueles mais necessitados, uma situação em que o Almirante se encontra actualmente, necessitando se encontrar livre, para voltar ao país mesmo se para ser ali devidamente julgado.

Nós perguntamos se algum crime foi cometido pelo cidadão Bubo Natchuto contra quem quer que seja, o terá com certeza cometido aqui no solo guineense. Porque então, não podia ser detido aqui e julgado como acontece em todos os Estados do mundo?

Já que antes o colectivo dos Familiares tentou, em vão, fazer com que as Autoridades máximas deste país lhe abrissem uma porta, enviando uma carta de pedido de Audiência em 10 de Outubro de 2014 a Sua Excelência Presidente da República que felizmente manifestou a sua preocupação através do seu conselheiro para a Defesa e Segurança que recebeu o representante do colectivo dos Familiares, no dia 25 de Novembro de 2014. Mas, sem nenhum seguimento até a data presente.

O mesmo pedido foi dirigido, na mesma data, a Sua Excelência Presidente da Assembleia Nacional Popular que se dignou receber em audiência o representante do Colectivo dos Familiares em Fevereiro passado, prometendo levar a cabo algumas diligências quando possível.

Ainda em 03 de Março de 2015, um pedido de Intervenção sobre o Caso de Bubo foi dirigido a Sua Excelência Presidente da República pela Esposa em representação do Colectivo dos Familiares, mas que não surtiu efeitos por momento.

O mesmo pedido foi dirigido a ANP na mesma data acima citada, mas que também não teve nenhuma resposta até a data presente.

Da mesma forma que o mesmo pedido de Intervenção foi dirigido a Sua Excelência Primeiro-Ministro, como o pedido de audiência também lhe foi dirigido nas mesmas datas acima referidas, mas que também não manifestou nenhum sinal.

Com certeza que tudo isso justifica o recurso a uma carta aberta dirigida às mais Altas Autoridades da Guiné-Bissau, e não só, mas também às comunidades Nacional e Internacional para, de um lado, deixar bem claro que o Almirante José Bubo Natchuto tem os familiares que se preocupam da vida dele e do digno respeito pelos seus direitos que ele bem merece; e, por outro lado, que seja dada uma verdadeira transparência a todo o processo que lhe concerne, se é que um processo realmente existe, de forma que nós possamos ser formalmente informado.

Muito Cordialmente
Bissau, 16 de Março de 2015.


PhD Filipe Benício Namada

21 comentários :

  1. Smtwo Fulo'dois Mil Sendo patriota mando um grande abracos ao almirante. E spero que o Homem seja libertado quanto antes...o se nao Ele pode ser enviado para a Guine, para pagar o resto da condena, em caso que Ele foi condenado.

    ResponderEliminar
  2. Samuel Rodrigo Pinto Traficante de droga preso pela DEA. Têm orgulho neste tipo de personalidade? É esta a referência moral dos guineenses? Espero que não. Acredito que a Guiné Bissau é habitada por povos sérios e honestos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Samuel, Eu sinto muito! Tem pessoas que conjugam verbos só na primeira pessoa, sem importar com sofrimento dos outros...O Almirante é cidadão e é um homem como qualquer um que pode e poderá estar na mesma situação...

      Eliminar
  3. Epi Vaz Indeque Vocês nao sabem o que ele fez? Entao é melhor pararmos por aqui. Guiné não é terra de ninguém

    ResponderEliminar
  4. Epi Vaz Indeque É preciso estudar muito pra saber das leis. To listen these fucking talk

    ResponderEliminar
  5. Marcelino Kakuturko Gomes Seja ele ou outra pessoa, merece a liberdade quando nao comete uma infracçao.
    É verdade que o nosso governo deve ou devia pedir umas explicaçoes as autoridades americana, mas quando? Agora? Na minha opniao já é tarde. Melhor esperar a sua sentença para pedir que seja, extraditado para bissau e cumprir a sua condena em bissau.

    ResponderEliminar
  6. Nosso governo não tem moral mesmo se Bubu é criminoso mas merece tratado como um guineense de sangue

    ResponderEliminar
  7. Ele saiu a sorte grande viver no estados unidos da América, talvez por isso ainda esta de vida todos nós sabemos que na guiné bissau tem muitas pessoas piorés que o sr almirante, mas não vamos fazer este caso um problema nacional porque mesmo sendo combatente da liberdade da pátria não está acima da lei,

    ResponderEliminar
  8. Nataniel Sanhá
    10 h
    Está bem clara a falta de vontade politica das autoridades guineenses para com o caso do contra-almirante Bubu Natchuto, porém, a que se deve?
    Um cidadão de mérito reconhecido, distintamente de muitos guineenses que gozam de tantos privilégios em nome do Estado guineense, foi detido em pleno exercício da sua função, o que denota uma violação abusivamente e humilhada dos direitos da autoridade e soberania da Guiné-Bissau, pelo E.U.A. em colaboração com seu pucha saco, Estado Cabo-Verdiano. Perante tudo isso, como o governo não é capaz de nada, ficando totalmente passivo e insensível! E, como será com demais simples cidadãos? "Dapin ku lagartu, ku fadin ku minhoka".
    Façam questão de tomarem providências devidas sobre o caso Bubo, "bo kustuma paganu(povu) pa bo kontratus ku iran", desta vez não vai sair, pois, irã rejeitará vossa comissão, "pabia no malgosa nan des bias".
    Governantes sem mínimo de comprimento com as causas do interesse nacional, muito vergonhoso pah!

    ResponderEliminar
  9. Escritor Marcelo Aratum Infelizmente. A África sempre é o palco da manobra dos ocidentais. Fazem nele o que lhes bem entender. E, fica por isso mesmo: no silêncio. Os E.U.A são superpotências? Sem menor dúvida, mas, eu queria que eles fizessem o mesmo que fizeram com a GB, com cidadão chinesa, iraniana, ou com qualquer cidadão, exceto cidadãos dos países da África negra, a reação seria a outra. O Natchut pode errar, seja qual for, mas, não merece tratamento tão omisso dos guineenses em geral. A admiração por esses países PESTES da África, fecha os nossos olhos à crítica e reflexão. Fazer o quê? África...

    ResponderEliminar
  10. Seco Cubaba Deve manter na prisão durante toda vida

    ResponderEliminar
  11. Se calhar um dos teu familiar podera vir a ser vitima de uma prisao perpetua senhor anonimo...Nao esqueca de k a vida tem destas coisas

    ResponderEliminar
  12. Mais uma vez venho comentar esta carta aberta.

    Por amor de DEUS poupem os nossos governantes desse preucupaçao como caso BUBU, acham qué este governo é igual com outros governos que afundaram a guiné e que foram sbmisos aos traficantes de drogas?

    Eu acho que todos guineenses estao fartos e cansados de ver a guiné afundando por causa duns governos e altos chefias militares que so pensam nos seus interces de negocios da porcaria da droga que tem destruido a vida de muitas crianças e jovens na guiné,por causa das ganancias de requicimentos desses desgrassados que por lei deviam defender a nossa republica da guiné dessa desgraça. Mas infelizmente como nao têm nem a dô das proprias familias e das crianças inocentes desamparados pelos proprios irresponsaveis que faziam parte de governos nomeados por eles.

    Agora pergunto : quando estes iguistas gananciosos iam para alto mar receber as drogas pensarao no bem da guiné? Ou nos problemas que estao a introduzir no pais ?
    Quando iam para o cufar receber drogas iam de peitos abertos como se fossem impresarios que comercializam amenduins (mancarras) ,porque é legal .

    Por amor de deus poupem este governo e os guineenses das vergonhas que temos passado a longo dos anos .

    Tenham dô da MAMA GUINÉ e seus filhos porque ja estao cansados de andar de cabeça empinada de tanta vergonha do nome de ESTADO NARCOTRAFICO .

    PERGUNTO; A FAMILIA NAO SABE PORQUE FOI PRESO?

    ENTAO QUE CAO A LIGA DOS DIREITOS HUMANOS . DAI FASÇAM MARCAÇAO DE AUDENCIA COM EMBAIXADOR DOS E.U.A

    NOS É QUE NAO SABEMOS PORQUE FOI PRESO . POR ISSO PEDIMOS , NOS POUPEM .

    É ALMIRANTE DA MARINHA ? ENTAO O CASO É MUITO MAIS GRAVE .
    A FAMILIA NAO SABE PORQUE FOI PRESO?
    E NEM SABE QUALÉ ACUSAÇAO?

    É BRINCADEIRA !ENTAO PERGUNTAM O ANTONIO BARRIGA DE SAPO INJAI . ENTAO A TANTO TEMPO PORQUÉ É QUE NAO PERGUNTARAM O SERIFO NHAMADJO OU O EX PROCURADOR ABUDO MANÉ .

    MAS NAO VAO FAZER ISSO SABEM PORQUÉ ?
    PORQUE VIRAM QUE ESTE GOVERNO ESTÁ A TRABALHAR PARA BEM ESTAR E DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ , E CUMPRINDO A SUA PROGRAMA DE GOVERNAÇAO E OS GUINEENSES ESTAO A ELOGIAR .
    NAO PODEM VER ISSO ,TÊM QUE TENTAR SUJAR A CREDIBLIDADE DO GOVERNO.

    ELE É ANTIGO COMBATENTE DA PATRIA .
    JUROU DEFENDER O PAIS COM A PROPRIA VIDA .

    PERGUNTO: PORQUE ALHOU COM ESTRANGEIROS POARA INTUDUZIR E TRAFICAR DROGAS NO PAIS QUE ELE MESMO JUROU DEFENDER COM A PROPRIA VIDA ?

    DEICHOU DE SER A PESSOA AQUEM PODEMOS CONFIAR EM DEFENDER O PAIS.

    ResponderEliminar
  13. A verdade plevaresera tarde que seja se eles não mandarao matar este homen no prisão porque consiguiran leva-LO sen provas . agora ele não é detido em Lisboa nen cab.verde ..mas sin na Guiné Bissau .Porquê que os nossos guvernantes não pode agir diplomática mente con estados unidos (si bu pai sinta mal kussa ponta bass kabu toma buracha bu pontal) iten nan kilis ku pensa Bissau ide selis son ninguém kapude ......

    ResponderEliminar
  14. EUA: chefe da DEA renuncia após por escândalo envolvendo agentes

    http://www.swissinfo.ch/por/eua--chefe-da-dea-renuncia-ap%C3%B3s-por-esc%C3%A2ndalo-envolvendo-agentes/41392762

    A diretora da agência americana de combate às drogas - DEA - renunciou nesta terça-feira diante do escândalo envolvendo agentes do órgão em festas com prostitutas na Colômbia, informou o secretário de Justiça, Eric Holder.
    Michele Leonhart, máxima autoridade da DEA desde 2007, "me informou hoje de sua decisão de renunciar e abandonar a agência em meados de maio", disse o secretário Holder, que elogiou o trabalho da funcionária e agradeceu por seus anos de serviço.
    Um relatório do departamento de Justiça revelou no final de março que agentes da DEA encarregados da luta contra o narcotráfico participaram de "festas de sexo" com prostitutas no estrangeiro, particularmente na Colômbia.
    As festas teriam sido patrocinadas por cartéis da droga, segundo testemunhos de policiais locais.
    Durante uma audiência na semana passada na comissão de Vigilância da Câmara de Representantes, os legisladores revelaram novos detalhes do relatório da DEA, que informa sobre dezenas de festas com agentes do órgão, incluindo em instalações do governo americano e pagas com dinheiro público.
    Segundo a investigação, ao menos três supervisores da DEA receberam dinheiro, presentes e armas dos cartéis da droga, além dos favores das prostitutas.
    O caso gerou ainda mais polêmica porque os supervisores foram punidos apenas com suspensões, de entre dois e dez dias.
    O relatório mostra uma agência "fora de controle", disse o congressista Elijah Cummings durante a sessão da Comissão de Vigilância, na qual Leonhart foi ouvida.
    A Comissão concluiu que Leonhart foi "incapaz de mudar" a cultura geral de conchavos que persiste em uma agência majoritariamente masculina, e "não teve a autoridade ou a vontade para tomar as duras decisões necessárias para castigar" os agentes envolvidos.
    A investigação sobre a DEA surgiu após o escândalo envolvendo agentes do Serviço Secreto americano que levaram prostitutas ao hotel onde estavam em Cartagena, Colômbia.
    O caso envolveu mais de vinte agentes e pessoal militar enviados a Cartagena para preparar a visita do presidente Barack Obama durante a Cúpula das Américas, em abril de 2012.
    afp_tickers

    ResponderEliminar
  15. Agradeço imensa ao PhD Felipe Benício Namada pelo o espírito humanista e patriota.
    Preocupado com a nossa fanática juventude que hoje vê cegamente a realidade por não ter gostado da etnia x.

    Oooooh meus queridíssimos irmãos... a nosso reputação está na nossa maneira de pensar as coisas, isto é, dar valor no que é nosso... quem acha que é justo ver o seu filho a ser julgado e condenado por outro? E se for o que significa? se me deixar responder diria é a falta de responsabilidade e pouca vergonha do pai. Pois irmãos não tem como desenvolver qualquer que seja sociedade se a verdade é tida como monstro. Os malditos colonizadores já nos implementaram uma dose de comprimido que nos tem esgotado desde independência. Eles nos ensinaram a superioridade étnica que é hoje um dos grandes perigos para nossa sociedade.

    Vamos ficar todo tempo apontando dedo para o fulano porque pertence etnia tal que você não gosta... este tipo de generalização nunca vai nos deixar livre em elogiar a quem merece... pois aí entra a frase famosa de Paulo Freira ( a descolonização das mentes), porque de fato muitos de nós têm mentes muito colonizadas. E se isso for vamos sentir alivio de aplaudir a quem merecer ser... dando CEZAR O QUE É DE CEZAR E DE DEUS O QUE É DE DUS.

    Que examinemos um pouco! O Nino Veira conseguiu melhorar a vida dos papeis enquanto papel no poder há muito tempo? ou Kumba Yala melhorou a vida dos balantas enquanto balanta? Pois se termos a coragem de responder estas questões vamos entender onde fica o problema.

    O Cabral explicou o conceito da Unidade que é símbolo da nossa luta. Pois quem entende esse conceito vai saber que é só com a unidade que a Guiné vai se desenvolver... somos de um país independente porque os nossos combatentes a pesar de diferentes etnias, crença religiosa e até existia os que nao compreendiam o creoulo, mas aderiram o símbolo da unidade como o símbolo da vitoria. Isso deve ser o papel da nossa geração.

    Tamos num mundo democrático ou um mundo com muita facilidade do saber, pois este deve ser o momento para discutirmos as causas da nossa situação e não apropria situação... porque só se acaba com uma patologia quando descubra a causa.

    Como pensadores guineenses a nossa maior arma no momento deve ser "respeito ao companheiro , isto é, palavrão fora da nossa mesa".

    Não deseje o mal ao companheiro pelo fato de não gostar dele... porque o mal é abstrato... que pode chegar em vc de um momento ao outro. E saiba que as suas maldições podem virar contra vc mesmo.

    Meus fortes abraços a todos que acreditam que a Guiné pode mudar e deixando a culpabilidade da etnia nenhuma...


    ResponderEliminar
  16. Será que os americanos tem ajustiça????????????????????????????????

    ResponderEliminar
  17. Cara amiga Epi vaz, não preciso estudar muito pra que, pra saber a lei da mentira hipocrisia etc....será que os americanos tem justiça, com tantas bombas a matar pessoas no mundo etc....pra mim os americanos são ditadores mas grande de mundo fingimento de falar em dimocracia.não dorme cara Epi vaz

    ResponderEliminar
  18. E lamentavel, mas irmaos AMERICA E AMERICA o Estado da Guine-Bissau e zero para America

    ResponderEliminar
  19. há pessoas fanático de america mas não posso culpar nimguem cada qual é livre escolher o que quer.sim sabemos que o nosso estado da Guine Bissau é zero pra america, pra pessoas inteligente sabem quem são amerinos.são arranjadores de confusão no mundo ditadores falam na democracia com tantas bomba amatar inocentes em nome de que????? de democracia ou em nome de roubo de petrolio etc... Se estamos na democracia devia solicitar o nosso governo pra entregar Bubo,na justiça americanos por isso isso que ele faz,a merica não tem razão nemhuma com tantas coisas erado que eles fazem no mundo devem cer julgado tambem.

    ResponderEliminar
  20. Judas Iscariotes, Da Guine Bissau vendeu Bubo na tchuto, por Dinheiro(Dolar)

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.