terça-feira, 16 de junho de 2015

Cipriano Cassamá, Presidente do Parlamento guineense, mantém em segredo a verdade que os deputados querem saber sobre a corrupção no país

O Parlamento guineense esteve hoje, 15 de junho, dividido quanto ao pedido de entrega da carta de acusação do Ministério Público contra Idelfrides Fernantes, enviado ao Cipriano Cassamá.

Na carta, o Ministério Público terá pedido, conforme as acusações, a retirada da imunidade ao Secretário de Estado das Comunidades, Idelfrides Fernandes, que acabou por ser detido no dia 4 deste mes e solto um dia depois mediante o pagamento de caução num caso suspeito de emissão de passaportes de serviço a cidadãos chineses.

Apesar de assunto em questão estar agendado para debate na próxima sessão parlamentar, em Julho, motivou esta segunda-feira a troca de opiniões entre os deputados.

Alguns parlamentares reclamaram o acesso ao teor do documento e outros defenderam que o assunto fosse mantido no segredo da justiça.

No entendimento do Cipriano Cassamá, Presidente do Parlamento guineense, será um “comportamento errado” a entrega do documento a todos parlamentares “por se tratar de um assunto confidencial”.

O chefe do parlamento guineense revelou, contudo, na mesma ocasição estar na posse do resultado das audições que solicitara às autoridades judiciais, por isso insiste na necessidade da não distribuição do “processo a todos os deputados”.

Na opinião do líder da bancada do PAIGC, Califa Seide, a avaliação do assunto deve ser da competência exclusiva da Comissão da Ética parlamentar que deve emitir um parecer sobre o documento. A opinião do Califa foi retomada por Paulino Té, deputado do Partido da Renovação Social (PRS).

Idelfrides Fernandes é suspeito num esquema de emissão de passaportes de serviço a cidadãos chineses e na sequência desse processo foi detido pela Polícia Judiciária a 4 deste mês a saída do Parlamento, onde supostamente se teria dirigido para negociar a imunidade. Mas um dia depois foi posto em liberdade mediante o pagamento de uma caução.

Idelfrides Fernandes foi eleito deputado da nação pelo PAIGC, enquanto exercia o cargo do Secretário de Estado de Cooperação e Comunidades no governo de Transição. Depois da vitória do PAIGC nas legislativas de 2014, foi reconduzido no cargo. Com Odemocrata

9 comentários :

  1. Tchernienko Tchekmath Seidi perdi ja a confiança nesta margem da politica. pois e so apatia!!! sao macacos ha ha se fossem seria melhor.

    ResponderEliminar
  2. Nelson Barbosa SE ELE SE RECUSA A FAZE-LO É PORQUE TEM CULPA O PAIS STA NA FASE DE ABERTURA E DEVE DEIXAR A VERDADE SER APURADA PELO MINISTERIO PUBLICO PORTANTO NAO DEVE HAVER PADRINHOS

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez, irão encobrir este acto nefasto que tanto mal faz ao nosso país. Irão encobrir, não porque gostam do infrator, mas, sim, na bancada do PAIGC e alguns deputados do PRS, não serão primeiros a atirar as pedras. Quem tem telhas de vidros...

    ResponderEliminar
  4. Albertino Sanca Este homem nuca vai deixar o povo guinense em paz Cipriano Cassama este guverno é legítimo não é de transição tens que tirar isso na sua cabeça já chega de paliasada

    ResponderEliminar
  5. Mario Samper Mné Mais como que esse Cipriano conseguiu ser eleito como deputado de nação guineense? Todos os problemas que passaram na Guiné Bissau, Cipriano cassama e um dos tais elementos envolvido nos todos os acontecimentos.

    ResponderEliminar
  6. Nhu REI CASSAMA tem razão de tomar essa decisão?
    Ah, esqueci que ele é o monarca absoluto da Guiné do PAIGC!
    DOA 0 QUEM DOER, a impunidade vai continuar à reinar! Viva a Republica de saklatas!

    ResponderEliminar
  7. Antonio Martins ésta persona sin escrupulos,ladron,embaucador,impostor,tramposo y corruptor(una de las personas entre otras- qué llevaron por mal camino a NINO VIEIRA, AL QUE CONSIDERABAMOS UN DIOS VIVIENTE Y UNA FIGURA SANTO).es un irresponsable y un irrespetuoso-qué es capaz de vender y traiciónar a cualquiéra con tal de mantenerse en el poder.¿cuando nuestro sacrificado"povo" se librará para siempre de estos sinvergúenzas? .senhor 1 ministro in pecto di guiné;usted tiene la palabra.por mi,seria el primero en ser puesto de patitas ala calle.
    Esta pessoa sem escrupulos, ladron, embaucador, impostor, criminoso e corruptor, (uma das pessoas entre outras-que levaram por mal caminho a nino vieira, ao que considerabamos um deus vivo e uma figura santo). É um irresponsável e um grosseiro-o que é capaz de vender e traiciónar a cualquiéra com tal de se manter no poder. Quando o nosso abatido "pueblo" será poupada para sempre destes sinvergúenzas? . señor 1 ministro in pecto di guiné; o senhor tem a palavra. Por minha, séria o primeiro a ser dado é raro ala rua.

    ResponderEliminar
  8. TCHERNIENKO TCHEKMATH SEIDI, es GAY!

    ResponderEliminar
  9. Isto dito da boca do Presidente da ANP é uma grande farsa e retórica. Uma paródia e/ou divertimento.

    Lá fora fazem discurso circunstancial, quando internamente são mal-criados e fecham-se em copas.

    Cá dentro, no país, evitam e fogem do diálogo. E até falam da irreversibilidade de suas posições ou decisões, mesmo quando são inconstitucionais, abusivas e autoritárias.

    Um grande embuste e uma descarada mentira do impostor Cipriano Cassamá, que diz esperar consenso, para consolidar paz e estabilidade…, que grande lábia; Como esperar consenso interno se não se predispõe a dialogar com os 15 Deputados aos quais perseguiram e escoraçaram?

    OS DOIS COMPADRES, QUANDO SE REFERIRAM A IRREVERSIBILIDADE DE SUAS POSIÇÕES

    Lembram-se que foi Cipriano quem induziu o DSP no erro de boicotarem as sessões de negociações, que o Presidente da Republica promovera para busca de entendimentos e de consenso na matéria de interesse supremo da Nação? Este Cipriano Cassamá não tem juízo e anda a gozar com o povo.

    Neste particular, para alguns cidadãos da diáspora: Já basta de palhaçada e tentativa de intoxicação pública porque povo não é burro. E que o Sr. Presidente da República use das capacidades e prerrogativas que a lei lhe confere para acabar com tudo isso à bem da Nação.


    De recordar que o Governo é inexistente em função de não respeitar os prazos de aprovação da fotocopia do Programa e que foi criado por DSP, na base de fraude e de CLEPTOCRACIA.

    Mobilizaram e/ou corromperam quase todas as organizações sociais num clima em que controlam mais de 93% dos órgãos de comunicação nacional e correspondentes de órgãos internacionais, os quais pagam para censurarem o outro lado, que os criticam e contestam.

    Não podemos deixar este Governo por muito mais tempo. Os trabalhos deles se resumem na delapidação dos dinheiros públicos.


    O Senhor Presidente da República tem a

    palavra e que não dê mais espaço a este

    grupo de corruptos, que continuam a

    desviar dinheiros do Estado.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.