sábado, 25 de julho de 2015

Guiné-Bissau, sobre os régulos no pleno séc. XXI

AI GUINE-BISSAU!

Por, JAMES WLIBONH FLORA

Caro Presidente da Republica da Guiné-Bissau, José Mário Vaz

Eu sou um dos seus apoiantes em varias matérias, tais como a prematura exploração dos nossos recursos naturais, vossa excelência defendeu e muito bem, e via dizendo...

Permita hoje, discordar com a Vossa Ex. Sobre questão de envolver Régulos na orla de Governação Central.

Sem demoras, vou ser pragmático e dizer seguinte, que os Régulos como todos nós sabemos, têm as suas limitações técnicas, com todo respeito que eles merecem, ainda acredito paulatinamente merecerem atenção relativamente as questões organizacionais a níveis locais.

O Poder Central, é tudo o que relativa á lei Magna patente na nossa constituição da República que é a arma legal que o Sr. Presidente da República dispõe para disciplinar a Governação do País caso seja necessário, simplesmente isso é da competência exclusiva da esfera técnica e, portanto, deve ser poupado aos Régulos com todo respeito.

Eu até posso entender o seu propósito, como um sinal de angariar máximos consensos para tentar legitimar a sua eventual decisão sobre as questões da governação do Domingos Simões Pereira. Mas, muito sinceramente eu advogo que este caminho de envolver Régulos não encaixa neste preâmbulo por varias razões, tais como as técnicas e sociais, e mais relembrar outra vez a Vossa Excelência que, ainda há ampla franja do tecido social Guineenses que não tem e não revêm em Régulos, pelo contrários pode até trazer alguns remorsos do papel desempenhados pelos alguns Régulos na recente Época negra da nossa História no tempo colonial.

Como vê o Sr. Presidente os Régulos sendo limitados tecnicamente na questão Central de Governação, foram sempre usado no tempo Colonial contra si mesmo...Eu continua a pensar que de facto o que mais falta na Governação do meu Pais desde Independência, é exatamente promover e eleger as capacidades técnicas dos quadros Nacional como único veiculo com sageza de se colocar no centro das questões técnicas e Central da Governação e do poder Central. Assim estaremos a promover capital intelectual dos nossos quadros espalhado pelo Mundo.

Meu conselho seria que, se o Sr. PR entendesse que algo de anormal estaria acontecer neste momento da Governação, há fórum próprios para procurar os tais consensos, desce de Convocar o Conselho de Estado, ANP, Conselho nacional de Justiça que o Sr. presidente ao seu pedido, pode até dirigir. Deste modo evitar espelhar este alarmismo com discurso aos Régulos que não atingem a real solução da questão, pelo contrário deita gasolina na fogueira.

Caro Sr. presidente, a Guiné-Bissau precisa de tudo neste momento, menos o alarmismo. O Povo já não tem a voz para aclamar sobre os destinos e futuros dos seus netos, já chega de adulterar as esperanças deles, vamos aos que interessa meu Presidente.

Se o Primeiro-ministro, não estiver a Governar bem, e o Sr. Presidente tiver razões suficientes para provar isso, então tome a decisão, até porque é por isso que foi eleito, aí terá todo o meu apoio. Como o terá também sobre a tal remodelação Governamental anunciada há meses dos elementos no Governo do Domingos Simões Pereira com processos Judiciais pendentes...!Isso é inadmissível num País que é envolvido no jogo Democrático como temos demostrado hostis ao regime de Golpes de Estado recentemente nas eleições.

Um País como o nosso onde nenhum político nunca falou, mesmo nas Campanhas eleitorais, da erradicação de ANALFABETISMO, como sabemos que, um Povo Analfabeto em maioria, é um Povo atrasado na cultura técnica e no nosso caso relativamente ao séc. XXI, é um atraso de ano-luz.

Ontem por aqui na Europa Os Americanos e a NASA, divulgaram as imagens de descoberta de novo Planeta Primo da Terra.

Eu se fosse Presidente da República, sabendo que isso só foi possível através da Educação, Escolas, formações técnicas de recursos humanos, e forte aposta da Governação baseada na ciência, eu estaria mais preocupado a isso relegando discursos aos Régulos no segundo plano.

Portanto o que me chamou atenção, é que esta noticia da descoberta Americana coincidiu com o seu discurso perante aos Régulos...fiquei com Brio congelante na minha mente, tentando analisar ano luz do nosso atraso...dá que pensar não dá!!!!!?

Para hoje é tudo, espero ter contribuído com minha humilde opinião, deste modo apelando o bom senso, pragmatismo, evitando o desperdiçar do tempo e dinheiro, vamos todos contribuir e centrar no cerne da questão.


Um Bem-haja

Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.