quinta-feira, 16 de julho de 2015

O Ministério Público da Guiné-Bissau advertiu que não vai permitir, nem tolerar qualquer interferência do governo ou de qualquer órgão de soberania imiscui-se no seu trabalho

O Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público advertiu hoje em Bissau que "nunca, não vão permitir, não vão tolerar e nem aceitar qualquer interferência do governo ou de qualquer órgão de soberania imiscui-se nos trabalhos do Ministério Público.

Bacari Biai, reage com bastante indignação aos comunicados do PAIGC e do Governo em que este último requer à Assembleia Nacional Popular, um pedido de “Debate de Urgência para Apreciação do Estado e o Funcionamento Actual da Justiça com particular incidência sobre a actuação do Ministério Público, quer nas suas funções de titular de acção penal como na de advogado do Estado, garante que isso nada mudará a posição do Ministério Público sobre a matéria. E, promete tolerância zero contra qualquer indício da prática de corrupção e de crime acusando o governo do Domingos Simões Pereira de falta de colaboração institucional por forma a desvendar a verdade dos factos.

O Magistrado Biai deixa bem claro que não existe nenhuma perseguição a qualquer governante porque a sua instituição actua na base da legalidade e da transparência e advogado do Estado, relembrado que o Primeiro-ministro, sai recentemente em defesa do governo impedindo este pagar cerca de 2 biliões de francos cfa num polémico caso e que não foi citado no comunicado do colectivo governamental.

6 comentários :

  1. Buo Injale FORÇA Bacari Biai, guine-Bissau esta numa palhaçadas dos governantes sem rumo um disse A e outro disse ZXX FOOOGOOO PARECE MENINOS NA BRINCADEIRA PARA JÁ A JUSTIÇA TENHO QUE FUNCIONAR MALANDROS CHEIO DE COMPROMISSO PESSOAIS ||||

    ResponderEliminar
  2. Mario Joao Ca Eu elogio trabalho do ministério publico, mais nao esqueçam tambem que existem pessoas civis, militares, magistrados que devem ser investigado. Ha muitos processos arquivados. Muito trabalho ainda pra fazer

    ResponderEliminar
  3. Amado.
    Trabalho dos magistrado é louvar...ninguém esta cima das leis,pois por isso que tém obrigação continuar nesta justa direção.
    O governo corruptos com complicidades dos deputados liderado por (Cibato corrupto --Cipriano Cassama )quase todos analfabectos querem vos calar para poder transformar o país numa ditadura.

    ResponderEliminar
  4. O Sr. Presidente do Sindicato dos Magistrados responda estas perguntas e depois falamos!

    Está de facto determinado em imprimir a marca de mudança no combate à corrupção que tem abalado o funcionamento das instituições de Estado guineense? O facto de se desencadear a ofensiva judicial essencialmente (pelo menos até agora) contra alguns membros do governo nesse momento de tensão, entre a Presidência e Prematura, teria uma motivação política ou trata-se de uma mera coincidência? Será que esta ofensiva contra a corrupção protagonizada pelo Ministério Público irá albergar o(a)s conselheiro(a)s na Presidência da República, o(a)s deputado(a)s e outros? in Editorial Online do Jornal Democrata.

    A seguir as minhas perguntas e a minha opinião:

    1º- Só os elementos que estão no Governo do DSP é que estiveram envolvidos em actos de corrupção durante a transição?

    2º-Quê dos outros elementos do Governo de Transição?

    3º-Onde estão aquelas pessoas (ou os seus MANDANTES) que iam as portas de APGB, ALFANDEGAS, EAGB e em todas as repartições de FINANÇAS buscar (roubar) dinheiro?

    4º- Onde estão aqueles que faziam, durante a TRANSIÇÃO, a DESCARGA e VENDA de DROGAS?

    5º- Onde estão aqueles que DURANTE a TRANSIÇÃO VIOLARAM (e de que maneira!) ABUSIVAMENTE OS DIREITOS HUMANOS?

    6º- A justiça só irá funcionar para aqueles que estão no atual Governo? E para os outros?

    7º- A justiça só funcionará para os civis?

    8º- Que critérios estão a ser utilizados para se fazer justiça?

    Estas são as perguntas que a maior parte da opinião pública gostaria de ver esclarecidas! Pois não podemos e nem devemos ter uma JUSTIÇA COM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS!

    Para mim, era mais sensato pegar nos elementos que não estão no poder neste momento e só depois...nos outros que estão no Governo! E até seria uma medida de persuasão para estes últimos não continuarem com a corrupção que vinham praticando no anterior Governo!

    É do conhecimento público todos os crimes de corrupção e de sangue que se verificaram no nosso país...Desde o desmantelamento das Fabricas de CITROEN NHAYE (Bissau), Fabrica de Sumos e Compotas Titina Sila (Bolama), Montagem de Volvo (B. Ajuda-Bissau), Fabrica de Oleo de Palma (Bubaque), Complexo Agro-Industrial (Cumeré), DICOL (Bissau), Guiné-Gaz, CICER, SEMAPESCA (Bissau), GUIALP(Bissau), ESTRELA DO MAR(Bissau), Fabrica de Algodão (Bafatá), Fabrica de Leite Blufo (Bissau), Guiné-Telecom, GuinéTel, Hotel 24 de Setembro, Hoti Hotel...passando pelos assassinatos verificados desde 14 de Novembro de 1980 até os verificados, no juramento da bandeira, em 2013 (se a memoria não me falha) no Centro de Recrutamento de Cumeré !Será que o Ministério público não tem esses processos na mão?
    Queremos uma JUSTIÇA IMPARCIAL e NÃO À MANDO de NINGUÉM!


    Gabú Sara

    ResponderEliminar
  5. Bancalna Na Iamta ENTRETENIMENTO , O MINISTERIO PUBLICO SOBRE A MATERIA E, PROMETE TOLERANCIA ZERO CONTRA QUALQUER INDICIO DA PRATICA DE CORRUPÇÃO E DE CRIME NA GUINE-BISSAU, ACUSANDO O GOVERNO DO ENGENHEIRO DOMINGOS SIMÕES PEREIRA DE FALTA DE COLABORAÇÃO INSTITUCIONAL POR FORMA A DESVENDAR A VERDADE DOS FACTOS INFELIZMENTE…

    ResponderEliminar
  6. Francisco Sanha

    Ministerio publico nao deve deixar se confundir ou enganar...

    Guineenses, nao sejamos distraidos com problemas do passado: assassinatos, corrupcao, espancamentos, impunidades, abusos de poder, etc, etc, EM QUE NUNCA FORAM FEITAS ALGUMAS INVESTIGACOES E NEM QUAISQUER OUTRAS ACCOES FORAM LEVADAS ACABO.

    Agora crimes recentes que estao nas maos ou no conhecimento do ministerio publico,se nao houver actuacao da JUSTICA, QUE TIPO DE SOCIEDADE SEREMOS NOS !?!?!?

    Deveria crimes do passado impedir o ministerio publico de aplacar JUSTICA hoje ???

    DEIXEM A JUSTICA FUNCIONAR...

    Por exemplo:
    Se quem assassinou "Mbunde" em 2009 escapou da JUSTICA, agora quem assassina "Mamadu" em 2016, nao deveria ser perseguido pela JUSTICA???

    Os corruptos que escaparam de JUSTICA em 2000, os corruptos de 2016 nao deveria serem perseguidos???

    Vamos perseguir suspeitas...
    Suspeitas nao sao crimes...

    Queremos provas mais nada...


    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.