sábado, 3 de outubro de 2015

Guiné-Bissau: O Fundo de Energia Sustentável para a África financia projeto de central hidroeléctrica de saltinho

O Fundo de Energia Sustentável para a África (SEFA, sigla inglesa) aprovou uma subvenção de 866 mil euros para preparação do projecto de uma central hidroeléctrica a instalar na zona de Saltinho, no Rio Corubal, anunciou o Banco Africano de Desenvolvimento.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o BAD refere que a central hidreléctrica de 20 megawatts vai fornecer energia a Bissau e aos países vizinhos no âmbito do programa regional de energia da Organização para o Desenvolvimento do rio Gâmbia (OMVG).

A verba é destinada à assistência técnica para estruturar o projecto, a fim de atrair investidores privados e contribuir para o financiamento dos bancos, refere.
Em particular, a subvenção vai abranger um estudo de viabilidade técnica, a definição das relações institucionais e financeiras para criar uma produtora independente de energia ou criar uma parceria público-privada.

João Duarte Cunha referiu que o financiamento visa atrair parceiros e ganhar a confiança dos bancos.

Quando concluído, o projecto deverá aumentar a capacidade instalada de produção de electricidade da Guiné-Bissau, que se estima estar actualmente limitada a 26 megawatts e apenas à capital.


O Fundo de Energia Sustentável para a África (SEFA) é administrado pelo Banco Africano de Desenvolvimento e suportado em 54 milhões de euros pelos governos da Dinamarca e EUA “para apoiar projectos de energias renováveis e eficiência energética a pequena e média escala em África”, refere a página do Fundo na Internet. Com a Lusa

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.