terça-feira, 26 de abril de 2016

Os verdadeiros antigos combatentes da Guiné-Bissau e Cabo-Verde

Por, James Wilbonh Flora

Muitos se têm autoproclamado Combatentes para Liberdade da Pátria na Praça, mesmo sem conhecendo Tite (onde se deu o primeiro Tiro para inicio da Luta armada para Implantação da Republica da Guiné e Cabo verde). Para quem tiver paciência e analisar em detalhes as imagem neste vídeo quais demostram mais ou menos a rotina das antigas zonas Libertadas: 
  1. Preparação e limpeza das armas antes da acção.
  2. Instrução dada pelo Comandante da operação
  3. Chegada de Homens e mulheres carregando de sacos e cabazes de arroz e demais géneros alimentícios para os combatentes.

 Digamos que esta oferta voluntaria dos populares residentes nas zonas Libertadas, foi das coisas originais que os Jornalistas estrangeiros mais admiravam. Pois, PAIGC nunca pediu ajuda externa para alimentar os Guerrilheiros. Graça a capacidade mobilizadora do Líder A Cabral envolvendo estrategicamente toda população nessa luta. Reconhecendo os como verdadeiros combatentes. Todos juntos mas cada quem sabia o que deve fazer, no momento exacto.

Agradecia só para os novos Combatentes da liberdade da pátria do novo PAIGB que neste momento em guerras intestinais na Praça de Bissau, que se lembrem:

Que aquela população Guerreira da zona Libertada, que lhes levou a autoridade para Bissau, para que hoje pudéssemos ter um novo edifício do Parlamento, um palácio de Justiça e do Governo, que deram as suas vidas, e que cultivaram arroz debaixo da chuva e balas para alimentar guerrilheiros, que também pegaram em armas mesmo sem preparação militar quando fosse necessário:

Ainda vivem com idade avançada nas mesmas zona libertadas, sem saneamento básico, sem escolas para filhos e netos, sem água potável, sem estradas, sem a mínima dignidade que vida humana exige.

Mesmo assim são tolerantes, nunca reclamaram, nunca fizeram greves, nem pediram a justiça porque nem isso ainda tiveram o direito a pedir, são ainda mais primitivo que antes, EM SUMA...esta gente continuam a achar que não obstante a independência que eles deram ao Capital, 42 anos depois, o tempo da zona libertada continua a ser melhor tempo para eles.

Pois nessa altura se morria com a bala do inimigo no contexto da luta para conquista dos direitos fundamentais. Essa morte é super dignificante do que aquela em que eles enfrentam hoje. Pois Hoje se morre só por a vontade fisiológico de beber um copo de água não potável, o que fazendo as contas, deve ser uma morte terrível para eles no pleno séc. XXI.

Eu espero com este relato relativo a este vídeo, possa ajudar os mais novos, a compreender como era a dinâmica da luta, alguns ate responsável de cargo publico, reflectir na herdança que herdaram, quanto pesada é, grau de responsabilidade moral ética, politica, histórica acrescida em virtude e respeito para aqueles que tombaram e ainda vivem sequelas da Guerra para fazer este País hoje uma realidade.

Viva os Verdadeiros Antigos Combatentes
Viva Republica da Guiné-Bissau

Esperança, vida e morte, a vitória certa.

Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.