terça-feira, 26 de julho de 2016

Infantilidade diplomática do delegado da União Europeia (UE) na Guiné-Bissau, o português Vítor dos Santos

As principais funções das missões diplomáticas estão a de proteger os interesses do estado acreditante e dos seus nacionais no estado acreditador, a de negociar com o estado acreditador de acordo com as instruções do governo do estado acreditante, a de recolher informações sobre o estado acreditador e reportá-las ao governo do estado acreditante, a de promover as relações de amizade entre os estados acreditante e acreditador e a de desenvolver as relações económicas, culturais, políticas e em outras áreas entre os dois estados.
A Delegação da União Europeia foi aberta em 1976 e a sua missão consiste em:
    • Representar a União junto das autoridades da Guiné-Bissau e contribuir para o bom desenvolvimento das relações entre este País e a Europa;
    • Assegurar, neste quadro, o acompanhamento das relações bilaterais nos domínios das relações políticas, económicas, comerciais e de cooperação;
    • Levar a efeito os diferentes instrumentos técnicos e financeiros de cooperação e assegurar a coordenação com os outros doadores;
    • Explicar os fundamentos, os objectivos e a evolução das políticas europeias e assegurar o acompanhamento destas políticas em todos os sectores;
    • Promover a boa imagem da União Europeia e defender os seus valores e interesses;
    • Apoiar os processos de integração regional e assegurar o acompanhamento das relações económicas, políticas e de cooperação, nomeadamente com a CEDEAO, a UEMOA, a CPLP, etc.;
    • Assegurar as relações com as representações dos Estados-Membros da União Europeia, mais particularmente no âmbito da Política Externa de Segurança Comum;
    • Promover acções de imprensa e de informação em relação com o que precede;
    • Fornecer o necessário suporte logístico às missões da Comissão e de outras Instituições Europeias.
     Esta é a dita delegação Saudita, que foi noticiado na Guiné-Bissau, de terem aterrado no nosso aeroporto, no período da noite, a imagem conta se é da noite ou do dia. E depois onde esta o dito maleta tirado do avião? Eu vi só esta pasta na mão do protocolo do chefe da delegação. Estas imagens foram tiradas por voltas de 12:30 m. Parem, parem de enganar o povo da Guine, já estamos fartos, falem a verdade pelo menos só uma vez na vossa vida.

     Por: Dr. Hélder Vaz., ex-director geral da CPLP

    A mentira é incontinente e bem-falante, mas tem as pernas curtas, é coxa e é zarolha. O Sr. sabe muito bem que quando um ministro chega a um país, em missão oficial, ele não vai para a fila de controlo de passaportes. Ele é conduzido para a sala VIP, onde o protocolo recolhe o seu passaporte e faz todas as formalidades de fronteira e, no fim, devolve de novo o passaporte ao seu titular. Aliás, é isso que acontece quando o representante da UE, ou qualquer outro titular de passaporte diplomático é acolhido no aeroporto Osvaldo Vieira. Por que razão acha o Sr. Madeira que devia ter sido adoptado procedimento discriminatório com o Alto Representante do governo Saudita?

    Hoje há "responsáveis " guineenses que não imaginam o que custou o resgate da DIGNIDADE da Pátria e quanto nos é cara a independência. Tentar propalar a ideia de que a Guiné-Bissau é a Pátria de bandidos e terroristas é algo de intolerável é inaceitável. Há valores que nós, povo guineense, não hipotecamos por nada. E atenção, a insolência tem limites! É caso para perguntar: Será que OS FANTASMAS TÊM ROSTO?

    O Senhor cujo rosto se apresenta nestas fotos de "observar" é MOHAMMED BIN ABDULLAH AL-AISH. Não há registo de que este senhor seja narcotraficante, criminoso ou fora da lei.

    A Guiné-Bissau tem os seus próprios interesses autónomos e intoleráveis nos diversos domínios da cooperação internacional, incluindo a cooperação económica e a cooperação no domínio da segurança global e do combate ao terrorismo e ao crime transnacional. Do conteúdo dessa cooperação, não atentatória das regras e do consenso Internacional, a Guiné-Bissau não tem que prestar contas ao Sr. Madeira, visto que a UE nunca comprou a soberania da Guiné- Bissau.

    Os países da UE estão presentemente a discutir estratégias e políticas de combate ao terrorismo, mas não o fazem na praça pública. Haja bom senso! Há matérias de cooperação de interesse global tais como a segurança transnacional e o terrorismo, que não se tratam do ânimo leve. Olhemos para os atentados na Arábia Saudita e mais não digo, por dever de reserva de cidadão responsável pela defesa dos interesses do meu país. As declarações do Sr. MADEIRA são absolutamente intoleráveis e o comportamento é recidivo. Mas, apesar do meu comedimento, creia que A INSOLÊNCIA TEM LIMITES!

    (Decreto Real de 15/05/2014, pelo qual o Guardião das duas Mesquitas Sagradas, O Rei ABDULLAH BIN ABDULAZIZ AL SAUD nomeou MOHAMMED BIN ABDULLAH AL- AISH para o posto de vice -ministro da defesa, com o "rank" de ministro).

    The Custodian of the Two Holy Mosques King Abdullah bin Abdulaziz Al Saud issued today the following royal order and upon to what have been submitted by the Crown Prince, Deputy Premier and Minister of Defense:

    First: Appointing Mohammed bin Abdullah Al-Aish as Assistant Defense Minister at the rank of minister.


    Second: This Royal Order shall be instructed to the competent authorities for implementation.

    Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas.

    Sem comentários :

    Enviar um comentário


    COMENTÁRIOS
    Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.