sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Irmã do ex-presidente Kumba Yalá afirma que a Guiné-Bissau não tem presidente da república forte e competente para desbloquear o país

Joana Cobdé Nhanca irmã do falecido Presidente Koumba Ialá afirmou hoje(20 Out) em Bissau, que a Guiné-Bissau é um país que não dispõe de um Primeiro Magistrado de Nação forte e capaz, que possa decidir e desbloquear a crise política.

Joana Cobdé que falava em conferência de imprensa na sua residência lembra que, “as instabilidades políticas do passado tinham nome que é Koumba Ialá e apelidados com a etnia Balanta como promotores da instabilidade cíclicas na Guiné-Bissau. E agora, chamam a atual crise política de crise nacional. Não há ninguém a ser responsabilizado e não há nenhuma etnia que é responsável”, observou Joana.

Falando das mediações da crise, Cobdé disse a Comunidade Internacional não pode resolver a crise se os próprios guineenses não se enveredarem no caminho do diálogo franco e conducente para a saída do marasmo. “Comunidade Internacional só está a aumentar a tensão e receitas médicas aos guineenses, já que frustraram várias mediações da crise”, notou.

Com tudo, Joana pediu calma aos guineenses, convicta que o cenário político pode mudar pela positiva a qualquer momento. Deixando claro que não é política ajudava o seu irmão Koumba, mas quando esse escolheu para uma outra direcção foi obrigada a mudar também para apoia-lo, e em Bissau, mesmo não quer fazer política, será sempre obrigado a fazê-lo devido as circunstância, porque “todos estão revoltados”.

A irmã do antigo PR adianta que o país carece de um verdadeiro Estado, porquanto os ideais dos Antigos Combatentes da liberdade da Pátria estão a ser desvirtualizados, acusando os actuais políticos de falta de conhecimento da ciência politica.

1 comentário :

  1. Seja bem vinda, senhora joana!!
    os remarques apontados pela senhora merecem ser apreciados por todos
    antes era os Balantas e agora sao apenas Os Guinenenses

    Dizem que foram os balantas que trocaram governos e governantes e que criaram a instabilidades, mas, pelo meu ver a crise presente é a mais aguda na historia politca da Guine Bissau,
    Quantos governos ja foram em dois anos? quem sabe se a historia vai continuar?

    Dr. koumba Yala é um homem que decide assume e espera as consequencias sem ter medo. um homem de caracter que merecia ajuda de todos pra reconstrucao do nosso pais mas, como vimos so porque ele era Balanta e as pessoas aqui na guine nao sei se têM medo dos balantas ou talvez inveja.

    em quanto a desinformacao dito a liberdade de expresao reina na guine , vai ser bem dificil pra nos.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.