sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Adama Barrow é o novo Presidente da República da Gâmbia

Adama Barrow é o novo Presidente da República da Gâmbia  e sucede a Yahya Jammeh, no poder há 22 anos.

"Declaro que Adama Barrow foi legalmente eleito como presidente da república da Gâmbia", proclamou o presidente da comissão eleitoral Momar Nije num anúncio televisivo ao início da tarde.

O candidato da coligação da oposição Adama Barrow venceu a eleição presidencial de ontem com 45.5% dos votos contra os 36.6% do actual presidente Yahya Jammeh no poder há 22 anos - e que reconheceu de imediato a derrota.

"É único, nunca aconteceu até hoje. É mesmo único que alguém que tenha estado à frente do país há tanto tempo tenha aceite a derrota antes que a comissão eleitoral anuncie os resultados (do escrutínio). É mesmo, mesmo, mesmo único. É incrível", afirmou o presidente da comissão eleitoral Momar Nije.

O Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, no poder há 22 anos, prepara-se para assumir a derrota eleitoral nas presidenciais.

O vencedor é Adama Barrow, que prometeu acabar com a violação dos direitos humanos no país. Adama Barrow afirmou que iria esperar que o Presidente assumisse a derrota.

Às eleições presidenciais de ontem concorriam o actual Chefe de Estado Yahya Jammeh, Adama Barrow, principal candidato opositor, e Mama Kandeh, antigo-deputado governista que criou um novo partido.

Hoje é dia de festejar para muitos gambianos que saíram às ruas de Banjul depois do anúncio dos resultados para festejar a vitória de Adama Barrow.


As eleições de ontem que decorreram calmamente depois de uma campanha marcada por agitação. Com a RFI

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.