segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

SENTIDO ÉTNICO E ETIMOLÓGICO DO POVO BALANTA

PELAS FUTURAS GERAÇÕES

A NOSSA MENSAGEM

Pelas Futuras Gerações e pela nossa! Da profundeza dos Tempos, aportamos à nossa Época!
Trazemos a Sabedoria dos Antigos e do nosso Tempo! Não renegamos a nossa Cultura nem rejeitamos o contributo válido de qualquer outra! Compreendemos melhor o Passado e perspectivamos na medida justa o nosso Futuro Colectivo!

Com o presente Blogue, queremos dar o nosso contributo para uma reflexão isenta sobre o nosso País e a Sociedade que temos ou queremos ter. Não pretendemos ter o exclusivo da Verdade! Reflectimos sobre o que achamos de interesse comum, como contributo para o nosso Desenvolvimento Colectivo, para o qual você está convidado a ter Opinião!

Essa reflexão é necessária para a afirmação e definição de uma Cidadania responsável e para a melhoria da qualidade da nossa Sociedade, determinante para o sucesso ou insucesso de qualquer processo de Desenvolvimento Humano. Um Povo sem Regra de Vida (em Família, na Escola, na Economia, na Política, etc) torna-se um estropício para o resto da Humanidade, a começar por si próprio.

A Vida dos Povos é comparável à uma Corrida de Estafeta em que cada Nova Geração deve fazer a Melhor Corrida possível de modo a Transmitir à Geração Seguinte o Testemunho da sua Competência Global em condições de alcançar a Vitória Final.

Venha connosco! Para o Futuro! Pelas Futuras Gerações que, sem culpa, irão sofrer pelos Erros que a nossa Geração está cometendo contra si própria, tornando-se causa remota do seu possível fracasso ou desconforto, quando já cá não estivermos!

Nós estamos a bordo, buscando o rumo certo! Aceite o nosso convite!

O caminho é longo e movediço! Mas é o caminho! Somos os

INTELECTUAIS BALANTAS NA DIÁSPORA!



FREHU-N-FLIF Nº 34 - SENTIDO ÉTNICO E ETIMOLÓGICO DO POVO BALANTA

Braza, é uma das várias etnias da Guiné-Bissau, que compõem o povo guineense. Brazas significa os invictos. Mas os portugueses quando chegaram para explorar o território que é hoje designado a Republica da Guiné-Bissau, depararam com esta etnia valente, na tentativa de conhecer Braza, ouviram as mulheres a perguntar uns aos outros onde estão B'lantes, a partir daí passaram a tratar Braza por Balantas. A palavra B'lante, na língua balanta, que significa em português, por tradução directa, homens por excelências…não faça com os outros o que não gostaria que fizessem consigo.

Braza, mais conhecido por Balanta é um povo acolhedor, integrando no seu seio hoje na Guiné-Bissau, parte de todas as outras etnias do país. A sua humildade e bondade, caracterizada nas solidariedades sinceras, fizeram com que Braza (Balanta), ser o mais numeroso no tecido social do povo guineense.

Os nomes do Braza (Balanta) têm significado ligado a sua estrutura familiar e na sua forma única definida na cultura Balanta, como se pode ler [aqui]

Cultura e a Lígua

A sua cultura é de rigor, atenta a falsidade e que estas multifacetadas em etapas, definidas em faces etárias como se pode ler [aqui]

A Língua Balanta é uma língua falada pelo Povo Braza (Balanta).

O paradigma verbal do balanta apresenta os seguintes morfemas de tempo e de modalidade: {-Æ} presente, passado remoto e o futuro, mudança de estado, dêictico, concluso, e inconcluso. Os quatro últimos são usados para expressar a atitude do falante em relação ao conteúdo proposicional ou ao valor de verdade do enunciado, ou em relação ao ouvinte a quem o enunciado se destina. O morfema {-Æ} presente, de acordo com o paradigma verbal e o tipo de verbo, apresenta valores como presente e passado acabado; presente ou futuro inacabado; os morfemas de modalidade, de acordo com o paradigma verbal e o tipo de verbo, apresentam valores como mudança de estado e interrupção da acção, fechamento da acção no tempo e certeza ou não fechamento da acção e incerteza. Como se pode ler [no Dicionário da Língua Balanta]

Religião

O Braza (Balanta) é um povo animista, como muitos outros povos do mundo. FADN é o nome de um divindade do povo Braza ( “Balanta”).

FADN- são espíritos que segundo crenças do povo Braza (Balanta), Deus envia no nosso nascimento para nos proteger durante toda a vida terrena e de gerações em gerações.

Os Animistas acreditam que existem espíritos que vivem por toda parte, dão vida e protegem todas as coisas. Assim, segundo a mentalidade animista há espíritos nas rochas, nas árvores, nas sementes, na água, e nas pessoas estejam estas últimas vivas ou mortas. Eles acreditam que esses espíritos podem atrair tanto coisas ruins, como boas, assim os espíritos combatem as doenças e as secas, mas também castigam com enfermidades e tragédias.

Para que os espíritos desistam de causar danos, ou para obter algum benefício que se queira alcançar por meio dos espíritos, é preciso oferecer sacrifícios aos mesmos. Assim, por exemplo o sacrifício de uma galinha pode agradar os espíritos e se obter uma boa colheita, ou amarrar um laço de cabelo (simpatia) para que um coqueiro produza bons cocos, etc. O uso de amuletos (chamados fetiches), entre os animistas, é muito comum pois os animistas crêem que os amuletos possuem poderes mágicos para protegê-los do mal.

O Animismo, não é propriamente uma religião e sim um conjunto de crenças baseadas no culto dos espíritos e está presente em todo o mundo, especialmente naqueles países onde ainda não foi implantada uma religião institucional como o cristianismo. Podemos encontrar tradições animistas entre as tribos primitivas ou povos que ainda se mantém isoladas da civilização e conservam suas próprias tradições, por exemplo, entre as tribos aborígenes de países africanos e da Oceânia, na Ásia, entre os indígenas das três Américas, etc.

É possível, ainda, encontrar elementos de crenças animistas misturadas com as crenças de outras religiões como acontece dentro do hinduísmo, do budismo, do islamismo, e até mesmo no cristianismo, sobre tudo na religiosidade popular (prática da religião a partir do uso da sabedoria e da experiência popular) onde os cristãos não tiveram o suficiente ensino bíblico. A essa mistura, chamamos de sincretismo religioso.

No animismo os homens e as mulheres com conhecimento especial do mundo espiritual são chamados curandeiros, bruxas, xamãs ou feiticeiros. Os praticantes do animismo vão até essas pessoas para obter ajuda e protecção dos espíritos e através de rituais de magia e feitiçaria. A espiritualidade animista pode ser uma "faca de dois gumes", pois os animistas a usam tanto para praticar o bem, como agradecer por um benefício alcançado, como também para fazer o mal contra outras, sobre tudo se for inimiga.

A maioria dos animistas são cheios de temores e de superstições. Os animistas olham os lugares, árvores, rios, os estrangeiros, não da mesma forma como os não supersticiosos as olham. Como simples coisas ou objectos, os animistas estão sempre preocupados em agradar os espíritos e se alguma coisa acontece com alguém pode ser castigo ou presente destes, e ainda que a ciência atribua uma causa óbvia para determinado fenómeno, isso não entra na mentalidade animista que é uma forma de mentalidade ainda muito primitiva de ver e viver a vida.

Os Animistas também cultuam os espíritos dos seus ancestrais, os membros da família das gerações anteriores, e os mortos. Eles acreditam que as pessoas que morrem tornam-se espíritos que são capazes tanto para ajudar como para ferir aqueles que ainda estão vivos. Os animistas, frequentemente, oferecem sacrifícios para esses espíritos, na esperança de ajudá-los a ter boas colheitas, obterem mais dinheiro ou mais filhos.

Os animistas, acreditam que os espíritos de seus antepassados podem curar doenças ou outros problemas na família. Se algum animista esquecer de cultuar os espíritos dos ancestrais ou deixar de oferecer sacrifícios aos seus antepassados as coisas poderão ir mal. Os animistas, acreditam que serão punidos por não oferendá-los. Mas, quando o sacrifício e culto animista, não dá certo, os animistas acreditam que outra pessoa de fora ou alguém da família deve ter pecado e provocou a ira dos ancestrais. Isso gera desconfiança, uns dos outros e é preciso descobrir o culpado para que este seja punido por ter atraído o mal e a ira dos espíritos. Isso é terrível, porque entre os animistas há sempre um clima de hostilidade e insegurança, pois tudo o que acontece de ruim pode ser por causa da presença de alguém que cometeu algum delito.

O animismo não possui livros sagrados, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo, as suas crenças e histórias são transmitidas de geração em geração, de pai para filhos e netos de forma oral em forma de contos ou de ensinamentos e também através de exemplos e das práticas ritualísticas tradicionais.

Braza, sendo um povo aberto, aderiu-se em massa no cristianismo e católico romano, e não só, tais como protestantes e a religião muçulmana. Como se pode ver [aqui]

(até próxima edição)

PARTICIPA COM A TUA OPINIÃO!

Conhecendo a realidade do País, você estará colaborando para a Paz e Estabilidade Política e Social da Guiné-Bissau, pela Verdade e Justiça! Por isso, leia o nosso próximo Tema, neste blogue.

Colabore connosco. Dê a sua sugestão por uma Guiné Melhor, mais Digna e Desenvolvida. Esse é o nosso objectivo! Nada mais!

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.