quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

As Forças Armadas Revolucionarias do Povo da Guiné-Bissau estão em prontidão combativa …

A prontidão combativa e a capacitação das tropas guineenses no domínio da arte e ciência militares continuam a fazer parte dos pontos prioritários na agenda de trabalho do Estado Maior General das Forças Armadas Revolucionarias do Povo (FARP).

Foi nesta senda que, a Divisão Central de Operação e Treino do Estado-maior General procedeu ontem, 22 de Fevereiro do corrente, a abertura de mais um curso de aulas metódicas 2017. A cerimónia foi presidida pelo Inspector-geral das Forças Armadas, Contra Almirante Estêvão Na Mena em representação do Chefe do Estado-maior General, Biaguê Na N´Tan ausente do país, decorreu nas instalações do Estado-maior do Exército.

Na ocasião, o Contra Almirante sublinhou a importância capital que a preparação combativa, a formação e a capacitação dos quadros têm para a classe castrense. Sendo assim, apelou a todos para apostarem-se na formação contínua, como forma de melhorar cada vez mais as condições de vida na defesa nacional da Guiné-Bissau.

A formação que decorre até 24 de Fevereiro envolvendo os três Ramos das FARP conta com a participação de cem oficiais superiores e subalternos.

Segundo o programa, serão abordados entre outros temas, a Prontidão Combativa e Apresentação dos documentos de preparação combativa, Sinais Convencionais tácticos, Estrutura orgânica, Armamento de Br.

O Contra Almirante Estevão Na Mena, Inspector-geral das Forças Armadas, em representação do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas presidiu no dia 22 do corrente mês, nas instalações do Estado-maior do Exercito, a cerimónia de abertura do curso de aulas Metódicas destinadas aos comandantes de zonas, das unidades militares e do Sector Autónomo de Bissau.

O curso promovido pela Divisão Central de Operação e Treino do Estado-maior General terá uma duração de três dias e conta com a participação de cem oficiais.

Na ocasião, o Contra Almirante Estevão Na Mena manifestou a sua satisfação com a participação em massa dos comandantes nesta aula. Encorajou os mesmos que esforçassem ainda mais com vista a adquirir conhecimentos e aproveitar as matérias que vão receber durante estes dias.

Porque aquilo que será aproveitado aqui vai adicionar-se aos conhecimentos já obtidos no domínio de preparação combativa, sendo esta a maior tarefa contemporânea de qualquer militar.

Contra Almirante exortou a todos os camaradas a dar mais esforços na implementação dos projectos preconizados pelo Estado Maior General das Forças Armadas para melhor transmitir a doutrina militar as novas gerações que são os futuros herdeiros do projecto dos combatentes e do Amílcar Cabral.

Estevão Na Mena lamentou o facto de muitos cidadãos terem nas suas mentes, ideia de que os militares conhecem apenas as armas, enquanto na realidade não bem assim. Os militares pertencem a classe com maior número de técnicos e profissionais em todas as áreas sociais, se não, os primeiros quadros, factos materializados pelo Amílcar Cabral desde os primeiros tempos da Luta de Libertação Nacional. Por isso, lançou um desafio a todos os militares para que demostrassem na prática estes conhecimentos perante a classe civil.

Para o Tenente Coronel Dinis N´canha, Chefe da Direcção de Planificação da Divisão do Comando de Operação, um dos formadores, explicou que essas aulas metódicas são organizadas no inicio de cada ano para os oficiais, comandantes de zonas e seus adjuntos com o propósito de discutir sobre o documento mãe, que ira servir de orientação para tomadas das decisões no exercício das suas funções, baseadas em conhecimentos tácticos ou militares.

Dinis N´canha afirmou que este curso terá um impacto positivo, porque irá permitir os comandantes e os seus adjuntos tirar as relações dos melhores e maus acções no domínio da tactica militar, por um lado.

Por outro lado, recomendou a todos os participantes que estejam a altura de pôr em prática os conhecimentos adquiridos e dar as respostas positivas e eficazes das exigências tacticas em qualquer teatro de operação, em qualquer momento e em quaisquer vertentes. Com as FARP

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.