quinta-feira, 23 de março de 2017

A Directora Nacional do BCEAO, Helena Nosoline Embaló, reúne com os bancos comerciais de Bissau

A Directora Nacional do BCEAO, Helena Nosoline Embaló começou por salientar a margem da reunião trimestral com os directores gerais dos bancos comerciais do país, que o papel da sua instituição tem como missão assegurar a estabilidade do preço e garantir igualmente a segurança e solidez do sistema financeiro.

Embaló acrescenta ainda que o sistema bancário e o papel dos bancos na economia, constitui um dos principais canais da transmissão de política monetária.

No encontro, o BCEAO informou os bancos sobre a evolução do sistema económico e financeiro, assim como das decisões do Comité de política Monetária (CPM). Também BCEAO explica ainda os bancos sobre o estado de implementação das reformas impulsionadas pelo banco central que visa a solidez financeiro dos bancos. Por último, na sessão de discussões, as instituições bancárias do país espelharam as suas dificuldades à direcção do BCEAO.

O Representante dos Bancos Comerciais do país, Rómulo Pires revelou que as instituições bancárias apresentaram as suas dificuldades ao BCEAO, apontando os aspectos infra-estruturais, comunicação e dos transportes que, na sua visão, permitiria que os bancos chegassem com facilidade aos pontos do país onde até então não conseguiram alcançar.

“Temos assistido um crescimento significativo de número de clientes, por isso, temos que criar condições para acompanhar esta evolução”, desafia Rómulo Pires.

O financiamento das actividades do caju mereceu também a atenção do BCEAO com os bancos comerciais da Guiné-Bissau que se disponibilizaram a financiar qualquer cidadão que reunir requisitos exigidos para aquisição de empréstimos bancários. Com Odemocrata

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.